Publicado em 24 set 2025 • por Karina Medeiros de Lima •
Começou nesta quarta-feira (24) o projeto “Cine Meio Dia”, do Museu da Imagem e do Som. O projeto exibirá gratuitamente curtas-metragens regionais, nacionais e internacionais, sempre de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h30.
A iniciativa integra a programação da 19ª Primavera dos Museus e nasce com a proposta de aproximar a população da produção audiovisual, oferecendo um espaço alternativo para o contato com obras de diferentes culturas no horário de almoço.
A cada semana, o público poderá conferir uma programação variada de curtas-metragens que destacam a diversidade da produção contemporânea, passando por títulos do estado, do Brasil e do mundo. A partir da estreia, o Cine Meio Dia se integra definitivamente à rotina cultural do MIS, consolidando o espaço como um polo de difusão do audiovisual em Mato Grosso do Sul.
Segundo o coordenador do MIS, Marcio Veiga, a ideia é possibilitar a democratização do audiovisual em horário ocioso para as pessoas. “É o horário ocioso dos nossos equipamentos, é o horário que as pessoas param depois do almoço ou que tenham alguns 20 minutos, 30 minutos de descanso. Ele tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os curtas metragens produzidos em Mato Grosso do Sul, produzidos no Brasil e produzidos também internacionalmente. Nós vamos promover uma seleção de filmes diários, com filmes variados, de forma como que as pessoas tenham uma ideia, que eles tenham acesso à cultura do audiovisual em horário de ociosidade, horário do almoço. É até uma oportunidade, de repente, de você alimentar a sua alma, alimentar a sua inteligência, vendo bom conteúdo audiovisual”.
Nesta quarta-feira foram exibidos os filmes “O chapéu o meu avô”, “Les Garçons” e “Nanquim”. O roteirista do filme “Les Garçons”, o ator Breno Moroni, esteve presente na exibição de hoje. Para ele é um orgulho de estar iniciando um movimento em Campo Grande, muito importante que já existe em outras cidades. “A ideia de se fazer cinema ao meio-dia, eu lembro que eu era adolescente, eu ia com a minha mãe assistir cinema ao meio-dia no Rio de Janeiro, no Cine Hora. Era um cinema que existia lá que ficava passando um filme atrás do outro. Então as pessoas que tinham que fazer uma hora na cidade, esperar uma reunião que ia ser no final da tarde, elas iam para esse cinema, você pagava um ingresso e ficava assistindo os filmes que você queria, e podia, o seu horário”.
A funcionária do protocolo da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), Florinda Barbosa, decidiu prestigiar o primeiro dia do projeto. “Eu amo filmes. Aí eu fiquei sabendo, né, porque a gente tem um grupo chamado Informes Gerais aqui dentro da Setesc. E aí eu vi que tinha uns filmes e eu falei, ó, eu gosto de ver. Eu tenho um tempinho, eu vou lá prestigiar o pessoal e também ver como é que é. acho que tem que mostrar mesmo para todo mundo que aqui também tem cinema de qualidade, tem pessoal produzindo”.
Serviço
O projeto “Cine Meio Dia” é aberto ao público e com entrada gratuita, e funciona de segunda a sexta, das 12h às 13h30. O MIS fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, avenida Fernando Corrêa da Costa, centro de Campo Grande.
Texto: Karina Lima
Fotos: Larissa Marca