Publicado em 07 ago 2025 • por Karina Medeiros de Lima •
Evento será lançado em Campo Grande nesta sexta (8) e já teve cerimônia oficial em Bonito
Com o tema “Literatura: a autoria, a arte e a vida!”, a 9ª edição da Feira Literária de Bonito – FLIB 2025 foi oficialmente lançada nesta semana e já começa a movimentar a cena cultural de Mato Grosso do Sul. O primeiro momento da divulgação aconteceu em Bonito, na última segunda-feira (4), com uma cerimônia que reuniu autoridades, escritores, educadores e representantes da comunidade. Já o segundo lançamento está marcado para esta sexta-feira (8), às 9h30.
A FLIB será realizada entre os dias 17 e 21 de setembro, na Praça da Liberdade, em Bonito, e reunirá autores, editoras, estudantes e leitores em uma grande celebração da literatura em suas múltiplas formas.
Em Bonito – A cerimônia realizada no Espaço Jack, em Bonito, marcou o início dos preparativos da edição de 2025, reforçando a importância do evento como referência cultural no Estado.
Para o organizador Carlos Porto, a FLIB cumpre um papel estratégico no fortalecimento da literatura e na formação de leitores. “Nada nos deixa mais realizados do que ver a Praça da Liberdade tomada por livros, leitores e autoras e autores. ‘Repetir, repetir, repetir, até ficar diferente’. Esse verso de Manoel de Barros resume nosso trabalho”, afirmou. Ele também destacou o papel das feiras literárias como aliadas do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), promovendo o acesso ao livro, a valorização das bibliotecas e o fomento à economia criativa do livro.
Já a curadora Maria Adélia Menegazzo ressaltou o impacto da leitura na construção de sentido e cidadania, apontando desafios e dados recentes sobre os índices de leitura no Brasil. “A FLIB é um espaço onde a literatura pulsa em muitas vozes, formatos e vivências. Nesta edição, queremos destacar a potência da autoria, especialmente aquela que nasce das margens, dos territórios diversos e das experiências plurais”, afirmou.
Lançamento em Campo Grande – O segundo lançamento da FLIB 2025 será realizado nesta sexta-feira, 8 de agosto, às 9h30, no café Doce Lembrança, em Campo Grande. O encontro vai reunir apoiadores, representantes de instituições culturais, imprensa e convidados para a apresentação oficial do tema da edição e das propostas que estão sendo preparadas com foco na formação leitora, na valorização da literatura regional e no fortalecimento da cultura como direito.
Com uma curadoria voltada à multiplicidade de vozes e experiências, a FLIB 2025 também fará homenagens a duas escritoras: a sul-mato-grossense Flora Egídio Thomé, referência na educação e na cultura em Mato Grosso do Sul, e Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo e uma das mais importantes vozes da literatura brasileira do século XX.
Desde 2015, a FLIB já reuniu mais de 25 mil pessoas, com a participação de 125 autores regionais e 60 escritores nacionais, além de oficinas, palestras, shows e atividades voltadas para a comunidade escolar. A expectativa para 2025 é ampliar esse alcance, conectando diferentes públicos por meio de uma programação diversa e acessível.
A 9ª Feira Literária de Bonito – FLIB 2025 é uma realização da Prefeitura Municipal de Bonito, do deputado federal Vander Loubet, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com apoio de diversas instituições culturais e empresas parceiras. O projeto foi contemplado pelo Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A organização é da Bolt Realizações, com realização do Instituto Ìmòlé.