Projeto OfiCINE.doc leva oficinas de audiovisual e palestras a Dourados, Ponta Porã e Jardim

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, março 14, 2022 as 17:01 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com recursos do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS), da Fundação de Cultura de MS, o projeto OfiCINE.doc leva a partir de hoje (14) oficinas de formação técnica audiovisual e palestras ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e à Escola Estadual Mendes Gonçalves, em Ponta Porã. Na semana passada a capacitação aconteceu no IFMS de Dourados e de 28 de março a 01 de Abril as oficinas acontecerão em Jardim.  

A proposta do projeto é democratizar os conhecimentos sobre a produção audiovisual documental voltada aos direitos humanos de forma gratuita aos jovens de ensino fundamental e médio de diversas instituições de ensino públicas da região sul do estado. O resultado da capacitação será convertido em materiais audiovisuais de curta-metragem que serão exibidos publicamente no encerramento do projeto com a presença dos estudantes e instituições participantes.

O OfiCINE.doc atenderá, com suas oficinas de formação, instituições públicas de ensino das cidades de Dourados, Ponta Porã e Jardim, com turmas de até 15 alunos e professores, capacitando para a produção de obras audiovisuais fundamentadas na história e cultura do estado e na sua própria realidade. O projeto será realizado em 6 instituições.

Baseado no eixo temático identidade, fronteira e diversidade, o projeto realizará 7 encontros em cada escola divididos em 3 etapas que contemplarão a formação em direitos humanos, produção e pós-produção dos vídeos. Durante a primeira etapa de formação serão executadas palestras em parceria com as Faculdades de Ciências Humanas (FCH), Direito e Relações Internacionais (FADIR) e Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (FACALE). “Além da formação social, os estudantes entrarão em contato com as noções de elaboração de argumento narrativo e pré-produção de documentário, no qual serão escolhidos, a partir dos ensinamentos extraídos das palestras e de suas próprias experiências pessoais, os temas e os entrevistados para execução do curta-metragem documental”, explicou a produtora geral do projeto, Thays Nogueira.

FICHA TÉCNICA:

Produção Geral – THAYS NOGUEIRA

Ministrantes - BRUNO AUGUSTO e CAMILA FACA

Palestrantes - KATIUSCIA MORENO GALHERA, MATHEUS DE CARVALHO HERNANDEZ e CARLA CRISTINA OLIVEIRA DE ÁVILA

Assistente de Direção de Arte e Fotografia – RAIQUE MOURA

Assistente de Direção – ROMÁRIO HILÁRIO

Auxiliar Técnico em Audiovisual – RICARDO ZANELLA

 

Publicado por: Gisele Colombo

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.