A Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) realiza na noite desta quinta-feira (14), às 19h30, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Sessão Solene de Lançamento das Atividades Alusivas aos 150 Anos da Retirada da Laguna, onde será criada a Medalha Coronel Pedro José Rufino, um dos heróis da Retirada.
Desde o ano passado a Sectei, em parceria com diversas entidades, vem articulando uma série de reuniões preparatórias para essas atividades a serem realizadas durante os anos de 2016 e 2017. Durante os encontros, um cronograma de discussões por parte das entidades de cunhos artísticos, culturais, políticos, militares e civis, tanto da esfera federal, quanto das esferas estadual e dos municípios que compõem a região palco do importante episódio ocorrido na Guerra do Paraguai, foi criado para estabelecer a programação.
As atividades deverão relembrar os fatos ocorridos durante aquele episódio da “Guerra da Tríplice Aliança” e referencie os seus heróis. “Esses feitos históricos não se apagam jamais. Temos que elucidar a história e passar isso para as futuras gerações e só conseguiremos isso através de eventos como esse que estamos programando. Vamos fazer com que esses temas sejam colocados nas escolas, que haja redações e pesquisas, que de janeiro a dezembro de 2017 consigamos dar muita força para essas datas”, acentuou o secretário Athayde Nery.
Entre alguns pontos já definidos estão a publicação de coletâneas nos moldes dos publicados pelo Iphan; reedição de livros sobre a Retirada da Laguna; edição especial das revistas do Exército Brasileiro; edição de um gibi e uma cartilha para escolas das redes de ensino de Mato Grosso do Sul.
Paras propostas envolvendo seminários, mostras e exposições haverão ciclos de palestras sobre a retirada da Laguna com a participação de pesquisadores; a Caravana Cultural Retirada da Laguna (com fotografias, peças de teatro, música, dança, artes, gastronomia e oficinas); realização de uma mostra audiovisual em escolas públicas, criação de projeto de extensão nas escolas públicas, entre outras dezenas de atividades, como concurso de redação, a criação do Selo da Retirada da Laguna para 2017; concurso de encenações; comemoração ao Dia do Exército no 10º Regimento de Cavalaria Mecanizada, em Bela Vista, em alusão aos 200 anos de nascimento do coronel Pedro Rufino, um dos heróis da Retirada da Laguna; entre outras.
Levantamento do potencial turístico
Em novembro do ano anterior, uma equipe da Sectei e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) percorreu os principais pontos de importantes batalhas durante o período de guerra para fazer o reconhecimento dos marcos históricos e ver de perto o potencial do turismo histórico cultural. O superintendente de turismo da Sectei, Matheus Dauzacker, explica. “Fomos até lá para identificar um produto turístico traçando ao mesmo tempo uma rota turística e cultural que atraia turistas interessados em conhecer a história do nosso País”, disse Matheus.
Atividades:
– Seminário Internacional sobre a Guerra do Paraguai (entre os dias 17 e 19 de maio -Câmpus de Aquidauana da UFMS, incluindo exposição de material histórico da Guerra do Paraguai)
– Comemoração dos 200 anos do Coronel Pedro Rufino, um dos heróis da Retirada (19 de abril –Dia do Exército Brasileiro – no 10º Regimento de Cavalaria Mecanizada e cidade de Bela Vista e 20 de abril atividades comemorativas na cidade de Nioaque)
– Jornada Cultural da Retirada da Laguna (Bela Vista–Jardim – Nioaque – Porto Canuto: 22, 23 e 24 de setembro de 2016)
– Criação do Selo 150 Anos da Retirada da Laguna –ECT(em2017)
– Ciclo de Palestras na UEMS
– Caravana Cultural Retirada da Laguna (com mostra fotográfica, teatro, música, dança, gastronomia, etc.)
– Mostra audiovisual nas escolas públicas (inicialmente na cidade de Dourados)
– Publicações especiais nas Revistas Militares: “Revista do Exército Brasileiro”, “Defesa Nacional”, “Revista Verde Oliva” e “O Recrutinha”
– Edição de gibi
– Concurso de Redações
– Enduro de motos entre Laguna e Porto Canuto
– Trilha da Retirada
– Demarcação do Roteiro da Retirada da Laguna com marcos históricos
– Além de outros eventos
PARCEIROS
– Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
-Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
-Exército Brasileiro
-Comando Militar do Oeste – CMO
-Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
-Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
-Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
-Instituto Federal de Educação de Mato Grosso do Sul – IFMS
-Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul – Sectei/MS
– Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul – Fundtur-Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – FCMS
-Prefeitura Municipal de Bela Vista
-Prefeitura Municipal de Nioaque
-Câmara Municipal de Nioaque
-Prefeitura Municipal de Guia Lopes da Laguna
-Prefeitura Municipal de Jardim
-Prefeitura Municipal de Anastácio
-Prefeitura Municipal de Aquidauana
-Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional – Iphan
-Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso Do Sul – IHGMS
-Geopark
-Museu De Arqueologia – Muarq
-Sebrae
-Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT
-Descendentes do Guia Lopes
-Descendentes do Coronel Pedro Rufino
-Colônia Paraguaia de Campo Grande
-Grupo Acaba
Alexander Onça – Sectei
(Fotos: Tania Sother)