Publicado em 08 jul 2025 • por Karina Medeiros de Lima •
O Teatro Aracy Balabanian recebe, no dia 9 de julho, às 19h30, o Recital Especial com os músicos Virgílio Miranda e Joel Mendes, que interpretam obras de Heitor Villa-Lobos e Manuel de Falla na versão para violão. A apresentação tem entrada gratuita e conta com participações especiais da soprano Luciana Fisher e do violoncelista Valério Reis.
Compositor responsável por desenvolver uma linguagem musical autenticamente brasileira, Villa-Lobos (1887–1959) marcou a história da música ao fundir referências da música popular com a tradição erudita. Participou da Semana de Arte Moderna de 1922 e, ao longo da carreira, conquistou reconhecimento internacional como um dos grandes nomes da música do século XX. Em composições como as Bachianas Brasileiras, promove um encontro entre os sons do Brasil e o legado de Johann Sebastian Bach, criando uma obra ao mesmo tempo universal e profundamente enraizada em sua terra natal.
Do mesmo período, o espanhol Manuel de Falla construiu um repertório vibrante, que se tornou referência do espírito espanhol na música de concerto. Suas obras foram exaltadas por nomes como Federico García Lorca e Roman Kowal, que viam na música de Falla a expressão mais intensa de sentimentos como felicidade, ódio, traição e amor. A mistura de elementos populares da Andaluzia com a sofisticação da tradição clássica europeia garantiu ao compositor um lugar de destaque na história da música.
O recital será conduzido por dois músicos com trajetória sólida no cenário cultural sul-mato-grossense. Virgílio Miranda, natural de Corumbá, tem 20 anos de atuação na música e formação em canto lírico, regência, piano, teatro e violão clássico. Em 2018, iniciou parceria com Joel Mendes, formando o Duo Mendes-Miranda, que se destacou em festivais de música de câmara. Joel iniciou os estudos de violão aos 11 anos e integrou a Orquestra de Violões de Campo Grande. É formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atualmente é professor na Rede Municipal de Ensino da capital, com atuação reconhecida como intérprete e educador.
Segundo Virgílio Miranda, a proposta do recital é promover um encontro sensível entre diferentes tradições musicais. “Esses compositores nos tocam justamente por saberem unir o sentimento popular com a técnica erudita. Villa-Lobos e Falla falam com o coração das pessoas, mas com um repertório que exige escuta, presença e profundidade”, afirma o músico.
Completam o time de artistas a cantora e compositora Luciana Fisher, com mais de 30 anos de carreira na música lírica e popular, e o violoncelista Valério Reis, jovem músico corumbaense com atuação em grupos de câmara, orquestras e festivais, tanto em Mato Grosso do Sul quanto em outras regiões do país.
O Recital Especial é uma realização de Virgílio Miranda, com patrocínio de Casa A, Dandalu – Boleria Artesanal, Ridan Instrumentos Musicais, Monalisa – Papelaria e Centro Arte Viva de Campo Grande. O evento conta com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC). A apresentação é gratuita e aberta ao público.
Recital Especial – Joel Mendes e Virgílio Miranda interpretam Villa-Lobos e Manuel de Falla
Quando: 9 de julho de 2025 (quarta-feira), 19h30
Local: Teatro Aracy Balabanian – Rua 26 de Agosto, 453 – Centro, Campo Grande (MS)
Entrada gratuita
Com informações da Assessoria