Unei Dom Bosco inicia projeto de leitura para ampliar e fomentar a criatividade dos jovens

Categoria: Leitura | Publicado: quinta-feira, março 24, 2022 as 12:22 | Voltar

Campo Grande (MS) - Na tarde desta terça-feira (22), teve início na Unidade Educacional de Internação (Unei) Dom Bosco, em Campo Grande, o projeto ‘’Vamos Ler Juntos?’’, que tem por objetivo despertar nos socioeducandos o gosto pela leitura, como forma de ampliar o vocabulário e fomentar a criatividade dos jovens.

Fruto da parceria entre a Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Fundação de Cultura (FCMS), o projeto consiste na realização de rodas compartilhadas de leitura de alguns livros que foram selecionados especialmente para os jovens participantes.

“Este projeto de leitura oferece mais do que o acesso a literatura, já que há um trabalho diferenciado planejado para além de despertar o prazer de ler, proporcionar o contato com a diversidade da literatura”, destaca o diretor da Unei Dom Bosco, Mauricio Cezar Lagoa

No primeiro dia do projeto, que terá duração de vinte semanas, os internos puderam ter contato com os escritos e com um pouco da história da autora e bibliotecária Gilza Núria Brandão, idealizadora do projeto, que acredita na educação como único caminho para abrir novas possibilidades e oportunidades para os jovens.

“A leitura permite que esses jovens falem, escrevam e compreendam melhor, não só os textos, mas todo universo que os cerca, fazendo com que desenvolvam um espírito crítico, entendimento, percepção, e tudo mais que expande após você se tornar um leitor”, salientou a autora.

Para Tatiana Rezende Nassar Cintra, superintendente da SAS, aliado do desenvolvimento intelectual, o projeto “Vamos Ler Juntos?” é uma atividade cultural, que atende as normativas e diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Além disso, visa formar leitores autônomos capazes de refletir criticamente sobre a vida e novas possibilidades de transformação da realidade dos socioeducandos, contribuindo para a construção de um novo projeto de vida.

“A leitura é importante para a formação das crianças e adolescentes, acredito que uma boa história é capaz de ensinar muito sobre bondade, caráter e honestidade, que são valores que esses jovens levarão para a vida”, destaca Tatiana

A Unidade Educacional de Internação Dom Bosco, localizada no município de Campo Grande, atende adolescentes em conflitos com as leis, que estão em cumprimento de medida socioeducativa.

Valesca Silva - Estagiária SAS

Publicado por: Karina Medeiros de Lima