Único a cada apresentação, “Improcedentes” encanta alunos de escolas públicas da Capital

  • Publicado em 02 set 2016 • por Gisele Colombo •

  • Campo Grande (MS) – No palco, nenhum espetáculo é igual ao outro. E os duzentos adolescentes alunos de colégios estaduais e do próprio Sesc que estiveram na plateia do Teatro Prosa nesta quinta-feira (1º de setembro), ganharam uma grande apresentação para chamar de sua. A estreia em solo campo-grandense do espetáculo Improcedente.

    Realizado pela Uma Companhia, grupo de Belo Horizonte (MG) que fará outras duas apresentações no mesmo palco nesta sexta e sábado (2 e 3 de setembro), Improcedente explora a linguagem da improvisação teatral, mesclando humor e muita adrenalina. Além de contar com sugestões do público, as histórias encenadas se inspiram em clássicos do cinema, da literatura e da cultura pop.

    Na peça, os atores não sabem o que vão fazer, nem o público sabe ao que vai assistir: cada noite é uma surpresa inédita. E o público é um elemento essencial para a proposta, já que é ele quem sugere, na entrada do teatro, os estímulos que os atores utilizarão para improvisar as histórias. “Este é um espetáculo que nunca se repete. O que apresentamos hoje não será o mesmo amanhã. Pois quem o dirige em seus detalhes é quem está sentado na plateia”, explica o ator Fabiano Lana.

    “É muito legal participar assim. Meu disse que personagem o ator seria, e ele se transformou. Foi muito engraçado. Gostaria de ver mais peças assim”, avalia Mayara Oliveira, de 13 anos, estudante da rede estadual de ensino.

    improcedente-6067

    Além das duas apresentações, que acontecerão às 19h30 nos dias 2 e 3 de setembro, o grupo realizará mais uma encenação reservada a alunos de escolas públicas nesta sexta, às 14h30, no Teatro Prosa. Todas as sessões contam com a presença de tradutor de libras e entrada franca.

    Improcedente – A peça é o quarto trabalho da Uma Companhia, grupo que há 10 anos pesquisa e difunde a improvisação teatral como espetáculo. No repertório estão espetáculos como Match de Improvisação – que foi sucesso de público por 4 anos na capital mineira – e Dos Gardenias Social Club, espetáculo que acabou de realizar uma turnê nacional por 5 estados brasileiros.

    É a primeira vez que o grupo se apresenta no Mato Grosso do Sul, e a vinda do grupo foi viabilizada pelo programa Petrobras Distribuidora de Cultura, por meio da Lei Rouanet. As apresentações também contam com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

    Oficina – Além dos espetáculos o grupo realiza na Capital cursos práticos voltados para professores do ensino regular e arte-educadores. Intitulada “Jogos Teatrais para Arte-Educadores: apropriar para multiplicar”, a oficina oferecerá aos participantes uma introdução ao trabalho com jogos teatrais no processo de ensino-aprendizagem, habilitando-os a construir ambientes colaborativos que sejam favoráveis à aprendizagem emancipadora. As atividades acontecem nos dias 3 e 4 de setembro no Centro Cultural José Octávio Guizzo, das 9h às 12h e as inscrições podem ser feitas através do email: umaescola@gmail.com.

    improcedente-6044

    Fotos: Daniel Reino

    Categorias :

    Teatro

    Veja Também