Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas recebem mostra de filmes sobre ‘Saci’

Os filmes exibidos de graça também vão proporcionar uma experiência ao público de gravar seu próprio vídeo

colecionador
Magnum Borini

 

Campo Grande (MS) – Começa nesta sexta-feira (22/01) em Corumbá a Mostra “Curta Saci”. O evento reúne curtas-metragens de diversos gêneros – de documentário a animações, da ação ao drama – ligados entre si pelo mito mais famoso do folclore brasileiro: o Saci. Haverá também uma exibição em Três Lagoas (27/01) e em Campo Grande (28/01). A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.

 
O jornalista Andriolli Costa, que organiza a  Mostra, ressalta que o objetivo do evento é exibir a diversidade das narrativas inspiradas pela nossa cultura popular. “Muita gente, ainda hoje, pensa que folclore é coisa de crianças ou de interioranos. Mostrando toda essa diversidade, queremos lembrar que em verdade o folclore – e o saci – diz sobre todos nós”. Durante a Mostra, serão exibidos os curtas “Observadores de Saci” (Documentário, 2011), “Somos todos saci” (animação, 2013), “Juro que vi saci “(animação, 2004), “Sem Fim” (ficção, 2014) e “O Colecionador de Sacis” (drama, 2015), este último dirigido pelo próprio Andriolli.

Magnum Borini
Magnum Borini

O público participante também será convidado a gravar em vídeo suas experiências com o saci. O material será utilizado para a produção de um documentário em homenagem aos 100 anos de Saci Pererê – Resultado de um Inquérito, de Monteiro Lobato.

 

Em Corumbá serão realizadas duas sessões no CineSesc na sexta-feira (22/01). Às 17h, com foco no público infantil, serão exibidas apenas as animações e haverá contação de histórias e sorteio de brindes. Já a partir das 19h haverá a exibição completa, com bate-papo sobre folclore brasileiro e mídia.

 

No dia 27, em Três Lagoas, em uma parceria com o Cineclube BocaCine, a exibição irá acontecer no Galpão da NOB, ao lado da antiga Prefeitura. Por fim, a Mostra se encerra em Campo Grande, dia 28, no Museu da Imagem e do Som, que fica na av. Fernando Corrêa da Costa, 559. Ambas às 19h.

 

Contatos para a imprensa:

Andriolli Costa – 51 8107-8785