Palestra debate autismo e cidadania com foco em inclusão social

  • Publicado em 21 ago 2025 • por Daniel •

  • Como parte das ações de acessibilidade e inclusão do FIB 2025 a palestra “Cidadania e Conexões Atípicas” trouxe ao público reflexões sobre o autismo, apresentando dados atualizados e estratégias práticas para promover a acessibilidade atitudinal, considerada um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

    A condução ficou a cargo da advogada e cientista social Malu Fernandes, fundadora da Associação Juliano Varela e atual subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. Reconhecida como uma das principais referências na formulação de políticas públicas inclusivas em Mato Grosso do Sul, Malu destacou em sua fala a necessidade urgente de ampliar o conhecimento sobre o tema.

    “Estamos vivendo um cenário muito preocupante em relação às crianças com autismo. A proporção de casos vem aumentando de forma significativa e a falta de informação, sobretudo das famílias, gera um ambiente turbulento. Muitas vezes, a responsabilidade é transferida para a escola, mas a instituição também não está preparada, e os professores ainda buscam conhecimento para orientar. Nesse processo, a criança entra em sofrimento e pode não alcançar o desenvolvimento necessário. Então a palestra é justamente para isso, para disseminar mais informações a respeito do tema. 

    Entre os presentes estava Isabel Gonçalves Cavaleiro, de 41 anos, fisioterapeuta e coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação De Bonito). Para ela, a palestra reforçou a importância da disseminação de informações que ajudem tanto profissionais da saúde quanto as famílias.

    “Além do tratamento, é fundamental falar sobre essa população e sobre as famílias atípicas. Quanto mais informações compartilharmos, mais leve e inclusiva será a vida dessas crianças”, afirmou.

    Isabel também ressaltou a necessidade de transformar conhecimento em políticas públicas efetivas.

    “É um tema extremamente relevante e presente em nossa sociedade. Quanto mais discutirmos, mais informação teremos e, consequentemente, mais condições de desenvolver políticas públicas que atendam às necessidades dessa realidade.”

    O encontro reafirmou a importância da união entre poder público, profissionais especializados e famílias na busca por soluções que assegurem dignidade, inclusão e oportunidades para pessoas com autismo.

    texto: Bel Manvailer – Asscom/FIB

    Fotos: Ricardo Gomes – Asscom/FIB

    Categorias :

    Festival de Inverno de Bonito

    Veja Também