Teatral Grupo de Risco completa 27 anos com programação diversificada

  • Publicado em 28 ago 2015 • por Gisele Colombo •

  • Em comemoração aos 27 anos de existência, o Teatral Grupo de Risco/TGR, comemora com uma programação diversificada que ocorrerá entre os dias 24 e 29 de agosto, na “Semana de Risco”. A programação está repleta de atrações com apresentações teatrais e de dança, oficinas, rodas de conversa, exibição de filmes e para encerrar uma festa celebrativa aos anos de caminhada e atuação na arte.

    Este ano, alguns parceiros colaboram e enriquecem a ação. Outros grupos teatrais e de dança contemplam a programação com suas apresentações, entre eles estão: Dançurbana, Expressão de Rua, Imaginário Marcangalha, Flor e Espinho Teatro, Fulano Di Tal, e ainda, na parceria Circo do Mato e Grupo Casa, são nossos comparsas/parceiros que celebram a Semana de Risco, num ato de existência e resistência da arte em nosso município, Estado e País.

    Teatral Grupo de Risco – Criado em 1988, o Teatral Grupo de Risco é um dos mais antigos grupos de teatro da cidade e, completa em agosto, 27 anos de caminhada de luta e resistência para permanecer exercendo seu ofício. Esta trajetória está presente nos mais de trinta espetáculos produzidos pelo grupo, entre adultos, infantis e bonecos, além de documentários. Do mesmo modo, a preocupação e consciência de que a arte é instrumento de inclusão social, o levou à realização de quinze projetos culturais sobre meio ambiente, violência contra a mulher, prevenção e saúde para populações de baixa renda, assentamentos rurais e juventude da periferia. Alguns destes trabalhos são reconhecidos nacionalmente como projetos modelos, tais como Prevenindo com Arte e Mulheres em Cena, ambos financiados pela UNESCO e Ministério da Saúde.

    Representou Mato Grosso do Sul e recebeu inúmeros prêmios em festivais nacionais e vem formando uma plateia cativa graças à qualidade de seus trabalhos. Seus espetáculos extrapolam os limites geográficos do país, em palcos e ruas da América do Sul, como Chile, Argentina, Bolívia e Paraguai.

    O Teatral Grupo de Risco acredita que sua trajetória na área de pesquisa e sua preocupação em levar espetáculos que busquem reflexões e novas discussões sobre questões de interesse da sociedade é de suma importância.

    Anota aí na agenda a programação

     

    “SEMANA DE RISCO” – 24 à 29 de Agosto/2015

    24/08 – segunda-feira

    18h – Abertura da Semana de Risco

    Exibição do filme: 1º At o – A liberdade é dentro?

    Bate-papo com:

    Eloiza Castro Berro – Casa da Mulher Brasileira

    Jacy Curado – Dra. em Psicologia Social

    Fernando Cruz – Teatro Imaginário Maracangalha

    Ana Claudia Meira – Movimento Rua e Coordenadora do DCE/ UFMS

    Agnes Viana – Movimento Rua

    25/08 – terça-feira

    17h30 – Concentração Cortejo com o Imaginário Maracangalha (Bar da rui barbosa – Bar da dona Carmem – ação conjunta)

    26/08 – quarta-feira

    9h às 12h: Oficina 1: (20 pessoas) – Corpo, com Dora Andrade e André Tristão;

    20h – O Baixio dos Doidos (Fulano Di Tal)

    27/08 quinta-feira

    15h – Guardiões (Teatral Grupo de Risco) Trilogia do grupo

    20h – Espetáculo de Dança: “Matilha” (Dançurbana)

    28/08 – sexta-feira

    9h às 12h – Oficina 2: “Em cacos Urbanos”, com Márcia Gomes e Vânia Jucá (30 pessoas);

    16h – Filme: Caá a Força da Erva (Produção Teatral Grupo de Risco)

    Bate- papo com: Jocimar Lomba Albanez – Autor do livro “Ervais em Queda”

    Lú Bigattão – Jornalista e diretora do filme.

    19h – “A Princesa Engasgada” (Márcia Frederico) – Teatral Grupo de Risco

    20h – Seminário Arena Aberta: “Direito a Cidade” Mara Falconi da Hora (ação conjunta com Imaginário Maracangalha) até às 22h

    29/08 sábado

    9h às 12h Oficina 2 (continuidade): “Em cacos Urbanos” , com Márcia Gomes e Vânia Jucá;

    15h às 18h – Oficina Combo – Dançurbana (Técnica de dança) (3h de oficina)

    20h – Bebê a Bordo (Flor e Espinho)

    21h30 – Festa: Celebração 27 anos!

    Participações musicais: Begét de Lucena; Bianca Bacha; Ewerton Goulart e Jerry Espíndola; (microfone aberto para poesias, contos, músicas etc etc)

     

    Serviço

    O que:  27 anos de Teatral Grupo de Risco/TGR

    Quando: de 24 de agosto a 29 de agosto

    Horário: das 9h às 20h

    Quanto: Inscrições para Oficinas – Investimento: R$ 27

    Apresentações teatrais e de dança: R$ 10 (valor único)

    Onde: Sede da TGR – Rua José Antonio, 2170

    Informações:  Fernanda Kunzler 9241 6227 / Email: oficinateatral@hotmail.com ou kunzzler@gmail.com

    Informações com assessoria do Grupo

    Categorias :

    Geral

    Veja Também