Abertura da 14ª Semana do Artesão celebra a volta ao presencial e traz homenagens

  • Publicado em 19 mar 2022 • por Daiana Schio •

  • A abertura da 14ª Semana do Artesão aconteceu na noite dessa sexta-feira, no estacionamento do Shopping Campo Grande, com uma grande tenda montada e mais de 30 expositores que comercializarão nos 8 dias da feira, o artesanato de Mato Grosso do Sul.
    Autoridades e homenageados subiram ao palco para falar da importância do artesanato para nosso estado, Katienka Klain, Gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, “Nosso artesanato leva para o Brasil a cara de MS, temos talentos inigualáveis e a volta presencial da Semana do Artesão, que passou dois anos sendo online é emocionante e muito importante para a geração de renda desses artistas”.

    Gustavo Cegonha, Presidente da Fundação de Cultura declarou que “Não medimos esforços para que a Semana fosse feita de forma presencial, sabemos da necessidade dos nossos artesãos e artesãs de comercializar os seus produtos e garantir o seu sustento, foram dois anos muito difíceis para todos e agora queremos retomar aos poucos todas as atividades presenciais da cultura de MS”.

    O Secretário de Estado de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso parabenizou pelo evento e frisou os esforços do governo do estado pela retomada da cultura em MS, “com o projeto de retomada da cultura de MS, já estamos no patamar de R$ 130 milhões de investimentos na cultura do nosso estado, isso demonstra a preocupação do governo com a classe cultural e com as ações que geram emprego e renda para um dos maiores setores que temos”.

    Ao fim da cerimônia foram entregues as homenagens aos três artesãos homenageados na Semana, Indiana Marques, Araquém Leão (In Memorian) e Edson Alves da Cruz. As Entidades Classistas do Artesanato de MS escolheram estas artesãs pela importância e a trajetória delas no artesanato do Estado.

    O grupo Chalana de Prata finalizou a noite com um grande show, com muitos clássicos da música de Mato Grosso do Sul.

    Por Ana Ostapenko
    Fotos: Ricardo Gomes/FCMS

     

     

    Categorias :

    Artesanato

    Veja Também