Nova presidência do Fórum Nacional de Secretários de Cultura toma posse durante o Festival em Bonito

  • Publicado em 20 ago 2025 • por Daniel •

  •  

    A nova presidência do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura quarta-feira (20) em Bonito, durante o Festival de Inverno, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes. Danielle Barros, secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, é a nova presidente.

    O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura é uma instância de articulação e cooperação entre os gestores estaduais de cultura no Brasil. Ele busca fortalecer as políticas culturais em nível nacional, promovendo o diálogo entre os estados, o governo federal e outras instituições.

     

    O anfitrião da noite, o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, falou da importância de o Fórum estar em Mato Grosso do Sul para esta posse. “É muito importante que o Fórum, quando a gente pensa em Brasil, esteja no interior de Mato Grosso do Sul, ou seja, mostrando a realidade local, mostrando onde é a ponta que chegam os investimentos federais, estaduais toda essa questão de investimento. O Fórum é muito decisivo na briga pela manutenção das políticas públicas do Brasil como foi a lei Paulo Gustavo, como é o Plano Nacional de Aldir Blanc, como são a implementação por outros editais o próprio cultura viva, pontos e pontões de cultura. Então essa discussão de todos os secretários de cultura do Brasil juntamente com o Ministério da Cultura é muito importante e o resultado a gente vê na prática na hora que essas leis são implementadas no nosso país. Nós temos um ótimo relacionamento entre os gestores e a Danielle Barros é uma pessoa extremamente presente, também no Centro-Oeste, no Sudeste. Eu acredito que nós teremos muitas coisas novas e boas, como por exemplo a Lei Rouanet voltada ao Centro-Oeste, alguns incentivos voltados à nossa região que antes ficavam apenas nos grandes centros”.

    Presente na solenidade de posse da nova presidência do Fórum, o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, disse ser uma honra muito grande receber a reunião do Fórum em Bonito, pois mostra a força da cultura em Mato Grosso do Sul e a importância do Festival de Inverno de Bonito. “A gente conseguir trazer pra cá o Fórum Nacional de Cultura, com os secretários do Brasil todo, mostrando a nossa cultura, mostrando as nossas associações, interagindo com os outros estados, até pra gente pegar ideias de programas, até pra gente fortalecer essas indicações junto ao Ministério da Cultura, e a presença da ministra que nos honra muito, mostra a força da cultura em Mato Grosso do Sul, mostra a importância do Fórum e do trabalho que a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, capitaneada pelo Eduardo Mendes, tem realizado aqui no Estado, que é uma referência no Brasil”.

    A nova presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Danielle Barros, foi eleita em maio de 2025, mas somente nesta ocasião, em Bonito, durante o Festival, se deu a posse. “A gente já vem trabalhando junto com os nossos colegas, com os vice-presidentes regionais para estabelecer pactuações que são importantes para o desenvolvimento da cultura, pensando não só nos nossos estados, nos nossos desafios estaduais, mas pensando nessa estruturação da política nacional. Nós queremos colaborar com o Ministério da Cultura, nós somos parceiros do Ministério, entendemos que temos muita condição de contribuir na efetivação do governo, programas, na organização do Sistema Nacional de Cultura, no fortalecimento da cultura viva e queremos que essa relação harmoniosa com o MinC também gere esse olhar para as especificidades de cada estado do Brasil. Então estar aqui, estar aqui no estado de Mato Grosso do Sul, estar aqui na cidade de Bonito, é um pouco dessa resistência, é um pouco dessa manifestação de privilegiar a adversidade brasileira e de permitir que todos nós possamos mergulhar nesse universo cultural que é tão diverso em cada região, em cada estado do Brasil”.

    Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o Fórum é um espaço que tem se consolidado como uma instância da articulação fundamental para a construção das políticas públicas e culturais do país. Este é um período de muita conquista, da implementação da política Paulo Gustavo, da Lei Aldir Blanc, do regime tributário para a cultura, da reforma tributária, conquista e futuras construções junto ao Governo Federal e aos governos estaduais trabalhando para fortalecer a institucionalidade da cultura. Desde a sua fundação, com o princípio de presença e parceria, o importante momento social para o Ministério da Cultura e para as políticas públicas do governo brasileiro, foi essencial para a criação do MinC há 40 anos e na história recente para a da Lei Paulo Gustavo, da Política Nacional Aldir Blanc”. 

    Galeria de Imagens

    texto: Karina Lima

    Foto: Ricardo Gomes

    Categorias :

    Festival de Inverno de Bonito

    Veja Também