Publicado em 18 set 2025 • por Marcio Rodrigues Breda •
Como parte da programação da 19ª Primavera dos Museus, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza no Museu da Imagem e do Som entre 22 e 24 de setembro o ciclo de oficinas “Registro, manipulação, conservação e preservação de acervos”.
As atividades são gratuitas e acontecem das 8h30 às 11h30. São voltadas a profissionais de museus e casas de memória, agentes culturais, estudantes e interessados no tema da preservação documental. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/K5oEFxA2yTSn2DhN6.
As oficinas serão ministradas por especialistas que atuam diretamente na gestão do patrimônio cultural do Estado: Melly Fátima Goes Sena, diretora de Memória e Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura de MS, Cristiane Almeida de Araújo Freire, coordenadora do Sistema Estadual de Museus de MS e Douglas Alves da Silva, coordenador do Arquivo Público Estadual.
Programação das oficinas
22/09 (segunda-feira): O cotidiano na reserva técnica
Apresenta o dia a dia de ações protocolares em reservas técnicas de museus, destacando cuidados básicos desde a vestimenta adequada até os procedimentos de registro, manipulação, conservação e preservação de diferentes tipos de acervo.
23/09 (terça-feira): Acervos em papel – documentos e acervos fotográficos
Aborda técnicas de conservação preventiva para documentos e fotografias, compartilhando conhecimentos e boas práticas para o correto manuseio e preservação de acervos textuais e iconográficos.
24/09 (quarta-feira): Preservação de acervos audiovisuais
Destaca procedimentos específicos para a conservação preventiva de acervos audiovisuais, considerando a diversidade de formatos físicos e a necessidade de tratamentos diferenciados no processo de arquivamento e preservação.
Importância da preservação
Assim como outras ações já promovidas pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, as oficinas reforçam a necessidade de cuidados técnicos para garantir que documentos, imagens, filmes e objetos históricos permaneçam acessíveis às futuras gerações. Preservar é também assegurar memória e identidade cultural.
Para a coordenadora do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul, Cristiane Freire, iniciativas como essa fortalecem o papel dos museus e espaços de memória como guardiões do patrimônio cultural.
“A força dos museus reside na capacidade de promover reflexões e discussões, utilizando o vasto patrimônio cultural sob sua custódia. Ao difundir boas práticas de conservação e preservação, como acontece nessas oficinas, ampliamos a responsabilidade compartilhada de proteger documentos e acervos que são fundamentais para a nossa história e identidade”, destacou.
Serviço
As vagas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/K5oEFxA2yTSn2DhN6.
O Museu da Imagem e do Som fica no 3º andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro.