Publicado em 07 nov 2025 • por Marcio Rodrigues Breda •
Palhaç@s do Brasil e da Argentina se apresentarão em Campo Grande entre 4 e 10 de dezembro
Após receber 195 inscrições vindas do Brasil, Chile e Argentina, a IX Pantalhaç@s – Mostra de Palhaç@s do Pantanal anuncia os 13 espetáculos selecionados, que juntos somarão 16 apresentações na programação oficial. A Mostra, que acontece de 4 a 10 de dezembro de 2025, em Campo Grande (MS), reunirá artistas de diferentes regiões e sotaques do riso, reafirmando seu papel como um dos principais encontros da palhaçaria no Centro-Oeste.
Entre os trabalhos escolhidos estão nomes consagrados e novas vozes da cena circense. As propostas refletem a amplitude da arte da palhaçaria, unindo diferentes estéticas, tradições e linguagens que vão do circo popular às experimentações contemporâneas. O destaque internacional desta edição vem da Argentina, representando o caráter latino-americano que a Mostra vem consolidando nos últimos anos.
Para Anderson Lima, um dos idealizadores da mostra do grupo Flor e Espinho Teatro, a seleção traduz o espírito da Pantalhaç@s. “Temos a missão de buscar o riso em todas as suas vertentes, quebrando estereótipos e mostrando que o palhaço é um ser profundamente humano”.
Mauro Guimarães, do Circo do Mato, que também organiza a mostra, celebra a diversidade da programação e o caráter formativo que acompanha cada edição. “A Pantalhaç@s é, acima de tudo, um lugar de encontro entre gerações, linguagens e corpos diversos que fazem do riso uma forma de resistência”.
Laila Pulchério, produtora da Mostra, diz que é sempre um grande desafio a seleção das propostas. “Devem ser considerados muitos aspectos: qualidade artística, viabilidade técnica, orçamento, disponibilidade de espaços e equilíbrio da programação, procurando contemplar públicos diversos sempre”, destaca.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, via Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Confira todos os selecionados:
-
“Apalhassadamuzikada… Uma Sinphonia Engrassada!” – Cia. Turma do Biribinha de Circo e Teatro (Arapiraca/AL)
-
“Batalha” – Dagmar Bedê (Belo Horizonte/MG)
-
“Desajustada” – Cia Pé de Vento (Florianópolis/SC)
-
“Fuzarca” – Trupior (Dourados/MS)
-
“Jerônimo Show” – Circo Caramba (Americana/SP)
-
“La Trattoria” – Los Circo Los (São Paulo/SP)
-
“Mix Dux” – Circo Dux (Rio de Janeiro/RJ)
-
“Noites de Circo” – Família Morales (Rio de Janeiro/RJ)
-
“Saltimbembe Mambembancos” – Rosa dos Ventos (Presidente Prudente/SP)
-
“Tictac – Um Esquete sobre o Tempo” – Lucas Spirandeli e Wagner Pincela (Três Lagoas/MS)
-
“Vendê – Graça na Praça” – Challito (Nova Alvorada do Sul/MS)
-
“Xou do Xac” – Mutanti Lab de Criação (Belo Horizonte/MG)
-
“Latin Duo” – Necochea/Argentina (com duas apresentações)
Com reportagem de Lucas Arruda e Aline Lira



