Ivinhema recebe primeira edição do Rota CineMS em 2016

  • Publicado em 22 jun 2016 • por Daiana Schio •

  • O Rota CineMS retoma suas atividades nessa quarta-feira (22) levando a Ivinhema exibição de filme, Oficinas de Produção Audiovisual e de Conteúdo Social para Curtas-Metragens.
    O Rota Cine MS é um projeto itinerante da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que há 9 anos percorre as cidades do interior do Estado apresentando e difundindo, em formato de arte-educação, a produção audiovisual de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Dessa forma democratiza o acesso à experiência audiovisual e possibilita à população o conhecimento/reconhecimento da identidade cultural local. As atividades, oficinas e exibições são gratuitas.
    Para a secretária adjunta de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação do Estado, Andréa Freire, o Rota CineMS vai muito além da simples exibição de filmes. “É um projeto que tem um caráter educativo, promove a aproximação da população de cada uma das cidades com a produção audiovisual brasileira e também provoca uma reflexão sobre a importância do cinema”. A secretária conclui afirmando que o Rota CineMS está sendo retomado na perspectiva de aprimorá-lo e aproximar ainda mais o cidadão do cinema brasileiro. “Queremos que ele seja um trampolim para os jovens que desejam entrar para a área do audiovisual e que desperte, nos que já atuam nessa área, a vontade constante de aperfeiçoamento”.

    Confira a programação:

    Dia 22 e 23 de junho
    Das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
    Oficina de Produção Audiovisual
    Ministrante: Carlos Diehl, produtor executivo, diretor e roteirista da TVE.
    Local: Fundação Nelito Câmara

    Dia 22 de junho
    às 19h
    Cineclube Joel Pizzini com exibição do longa Zuzu Angel
    Acervo: MIS, Museu de Imagem e Som de MS
    Local: Cinelito

    Dia 24 de junho
    Das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
    Oficina de Conteúdo Social em Curta-Metragem
    Ministrante: Lidiane Lima, técnica de cinema e vídeo da FCMS

    Sobre as oficinas

    As oficinas acontecem como atividades que antecedem o 13° Festival de Cinema do Vale de Ivinhema. O público alvo são os alunos da rede de ensino e da Fundação Nelito Câmara, que são estimulados e orientados para produzirem curtas-metragens que vão participar do festival.
    As oficinas serão ministradas por Carlos Diehl e Lidiane Lim.

     

    Sobre o filme

    Classificação indicativa: 14 anos

    Sinopse
    A carreira de Zuzu Angel como estilista começa a deslanchar, enquanto seu filho Stuart ingressa no movimento estudantil, contrário à ditadura militar então vigente. As diferenças ideológicas entre mãe e filho são profundas, ele lutando pela revolução socialista, ela, uma empresária. Stuart é preso, torturado e morto. Inicia-se então o périplo de Zuzu pela libertação do filho e uma vez revelada sua morte, em busca de seu corpo. Suas manifestações ecoaram no Brasil e no exterior e em sua moda. A cruzada de Zuzu expõe as vísceras da repressão e incomoda ao ponto de culminar em sua misteriosa morte.

    Ficha técnica
    Drama, 104 min, Direção Sérgio Rezende, Elenco Patrícia Pillar, Daniel de Oliveira, Alexandre Borges, Luana Piovani.
    Mais informações
    Lidiane Lima – Núcleo de Audiovisual/FCMS
    67 3316-9173 e 67 99253-5955
    audiovisual.fcms@gmail.com

    Categorias :

    Geral

    Veja Também