Batalha de MCs fortalece identidade feminina e mostra que hip-hop também é feito por mulheres

  • Publicado em 24 ago 2025 • por Daniel •

  • Batalha de rima totalmente feminina é realizada pela primeira vez no FIB 

    Como parte das atividades do Festival de Inverno de Bonito 2025, que encerra neste domingo (24) de agosto, está a “Batalha da Toca”. Pela primeira vez, a batalha de MCs é exclusivamente feminina, reunindo quatro MCs que mostraram talento e representatividade no palco. 

    A disputa foi dividida em três fases. Na primeira, chamada “fase do conhecimento”, foram exibidas palavras no telão e as participantes precisaram improvisar rimas dentro das palavras propostas. Na segunda fase, uma nova palavra foi revelada a cada 10 segundos, e foi necessário incorporá-las nas rimas, mantendo o improviso dinâmico. Por fim, a terceira fase foi no formato bate-volta, com rimas livres e troca rápida entre as participantes, sem tema ou palavra definida.

    A produtora cultural, Ludmila Lopes, de 30 anos, é a idealizadora da “Batalha da Toca”, que acontece desde de 2022 e ela explica a importância de realizar uma batalha especialmente para mulheres.

    “Queremos sempre ter esse espaço, acolhedor, de resistência para as mulheres. É a primeira vez que o festival recebe uma batalha só de mulheres, o que faz com que a nossa cultura seja muito mais valorizada, porque ao meu ver nada acontece sem a presença feminina”. 

    Durante a batalha, o nome da MC La Brysa, rapper sul-mato-grossense encontrada morta em Cuiabá (MT) foi lembrado em meio a lágrimas. “Inclusive essa batalha gostaríamos muito de dedicar a MC La Brysa, que infelizmente foi brutalmente assassinada, uma perda imensa e dolorosa para a nossa cultura”.

    Uma das participantes da batalha foi a professora e produtora cultural, Alessandra Coelho, “Rabbit MC”, de 24 anos, que enfatiza a importância do protagonismo feminino no meio hip-hop. “Ser mulher no mundo já é difícil, dentro da cultura hip-hop que já é uma cultura majoritariamente masculina é duplamente difícil”.


    “Rabbit MC”, é organizadora da Batalha Delas, em Campo Grande, que já chegou à sua décima edição, ela celebra o sucesso do projeto: “Nós estamos indo para a 11ª edição e estamos conseguindo manter uma frequência com oito minas na chave e eu falo sempre para as meninas que toda edição que nós fazemos da “Batalha Delas” é um sonho realizado de poder ver as meninas conquistando um espaço e vendo o quanto elas são boas”.

    O Festival de Inverno de Bonito é organizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Setesc (Secretaria do Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundação de Cultura, em parceria com a Prefeitura de Bonito.

    Classificação Final:

     1º lugar – Suburbia

     2º lugar – Nathy

     3º lugar – Rabbit

     4º lugar – Soulra

    Bel Manvailer – Ascom/FIB
    Fotos: Ricardo Gomes – Ascom/FIB

    Categorias :

    Festival de Inverno de Bonito

    Veja Também