Os artesãos de Mato Grosso do Sul foram homenageados com um Café da Manhã na Morada dos Baís na manhã deste sábado (23), durante a programação da Semana do Artesão. Aconteceu durante o evento uma apresentação musical com a cantora Erika Espíndola e uma Oficina de Cerâmica para iniciantes com Rodrigo Marçal.
A Oficina de Cerâmica para iniciantes com Rodrigo Marçal, o Rodrigo das Onças foi direcionada para pessoas que nunca tiveram contato com a cerâmica e tiveram a oportunidade de desenvolver sua primeira peça na manhã deste sábado. “Hoje, como vai ser uma aula para iniciantes eles vão aprender uma peça bem básica, um tamanduá, tudo de cerâmica. O material sai completamente de graça para os participantes, é tudo por conta do instrutor. Participar da Semana do Artesão é importante para divulgar o nosso setor, o nosso artesanato, e trazer mais pessoas novas para praticarem, é muito importante este evento”, diz Rodrigo.
O diretor-presidente da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, afirmou, durante o Café da Manhã em homenagem aos artesãos, que é um presente ter o artesanato na Fundação de Cultura. “Muitos Estados não têm esta política dentro da Cultura, e aqui a gente tem a possibilidade de ter o artesanato na Fundação de Cultura, dentro da Setesc, e é uma coisa muito bacana porque gera renda, ele mantém a cultura do nosso Estado através do artesanato, seja ele indígena, quilombola, ribeirinho, das cidades, a gente tem toda a tradição das cidades sendo retratada dentro do artesanato. É muito bom ter o artesanato na cultura, ter a Semana do Artesão, e é uma profissão antiga que nunca vai acabar, porque ela enquadra dentro da Economia Criativa e com certeza a gente terá vida longa ao artesanato”.
Presente também nesta manhã festiva, o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, também foi homenageado, juntamente com o diretor-presidente da Fundação de Cultura: “O Café da Manhã na Morada dos Baís hoje é um reconhecimento da importância do trabalho das nossas artesãs e artesãos, e eu fico muito feliz de ser homenageado, de sentir que a gente de alguma forma está colaborando para esta atividade que é tão importante, tanto no sentido de preservar nossa cultura, como a questão de geração de renda para inúmeras famílias que sobrevivem a partir do artesanato. Então fico muito feliz deste reconhecimento, de poder de alguma forma contribuir para o fortalecimento do artesanato em Mato Grosso do Sul”.
A gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Katienka Klain, explicou que o Café da Manhã na Praça dos Imigrantes era um projeto já há muitos anos, é um projeto de homenagem a eles, mesmo, um café de valorização. “Como a Praça dos Imigrantes está em reforma, trouxemos para a Morada dos Baís e insistimos em continuar esse projeto, porque os artesãos se sentem homenageados durante esta Semana. Na Semana do Artesão, além das diversas atividades, nós estamos com um resultado surpreendente de vendas, a Rodada de Negócios nós tivemos uma venda de mais de 400 mil reais, então atingimos nosso objetivo este ano com a Semana do Artesão”.
A cantora Erika Espíndola, que com sua banda presenteou ao público presente com sua música, falou da importância de participar dos eventos com iniciativa do poder público. “Eu acredito assim que todo evento com iniciativa do poder público, da Fundação de Cultura, da própria Prefeitura também, essa união, essa parceria, é uma forma linda de democratização da cultura, de poder chegar em vários lugares, acessível para todo o público. Para mim é uma alegria muito especial eu poder me apresentar em lugares que possibilitam este acesso facilitado, esta democratização da nossa cultura e ainda mais sendo esta Semana tão especial porque eu sou uma grande consumidora de artesanato daqui de Campo Grande, eu compro muito de marcas locais, várias bijuterias, cerâmica, roupas, eu sou muito consumidora da produção local, então quando eu vejo eventos que fomentam e promovem e divulgam isso ajudando na Economia Criativa eu acho maravilhoso e eu fico muito honrada de poder estar sendo parte deste movimento e espero estar fazendo parte de vários outros”.
Texto: Karina Lima
Fotos: Ricardo Gomes