Os filmes exibidos de graça também vão proporcionar uma experiência ao público de gravar seu próprio vídeo
Campo Grande (MS) – Começa nesta sexta-feira (22/01) em Corumbá a Mostra “Curta Saci”. O evento reúne curtas-metragens de diversos gêneros – de documentário a animações, da ação ao drama – ligados entre si pelo mito mais famoso do folclore brasileiro: o Saci. Haverá também uma exibição em Três Lagoas (27/01) e em Campo Grande (28/01). A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.
O jornalista Andriolli Costa, que organiza a Mostra, ressalta que o objetivo do evento é exibir a diversidade das narrativas inspiradas pela nossa cultura popular. “Muita gente, ainda hoje, pensa que folclore é coisa de crianças ou de interioranos. Mostrando toda essa diversidade, queremos lembrar que em verdade o folclore – e o saci – diz sobre todos nós”. Durante a Mostra, serão exibidos os curtas “Observadores de Saci” (Documentário, 2011), “Somos todos saci” (animação, 2013), “Juro que vi saci “(animação, 2004), “Sem Fim” (ficção, 2014) e “O Colecionador de Sacis” (drama, 2015), este último dirigido pelo próprio Andriolli.
O público participante também será convidado a gravar em vídeo suas experiências com o saci. O material será utilizado para a produção de um documentário em homenagem aos 100 anos de Saci Pererê – Resultado de um Inquérito, de Monteiro Lobato.
Em Corumbá serão realizadas duas sessões no CineSesc na sexta-feira (22/01). Às 17h, com foco no público infantil, serão exibidas apenas as animações e haverá contação de histórias e sorteio de brindes. Já a partir das 19h haverá a exibição completa, com bate-papo sobre folclore brasileiro e mídia.
No dia 27, em Três Lagoas, em uma parceria com o Cineclube BocaCine, a exibição irá acontecer no Galpão da NOB, ao lado da antiga Prefeitura. Por fim, a Mostra se encerra em Campo Grande, dia 28, no Museu da Imagem e do Som, que fica na av. Fernando Corrêa da Costa, 559. Ambas às 19h.
Contatos para a imprensa:
Andriolli Costa – 51 8107-8785