Campo Grande (MS) – Na última noite de sexta-feira (20) a A Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande/MS – LIENCA realizou, no Armazém Cultural, o lançamento oficial do Carnaval 2023, com uma festa cheia de brilho e muito samba, mais de 500 foliões estavam presentes para conhecer a nova corte de Momo e os sambas-enredo das escolas da capital. O desfile das escolas de samba está marcado para os dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça de Carnaval.
A festa começou com o show do sambista Gideão Dias e logo após, a nova corte do Rei de Momo foi apresentada aos presentes, Lineia Marçal foi coroada a Rainha, Luca Matos a Princesa e Leandro Moreira, o Rei Momo, que recebeu das chaves da cidade e a rainha recebeu da secretária adjunta da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Viviane Luiza, o Centro para reinarem na capital até a quarta-feira de cinzas.
Para Viviane, que representava no momento o governador Eduardo Riedel, “a valorização da cultura popular é o fortalecimento da cidadania. O Carnaval é uma das atividades mais democráticas do país. Incentiva direta e indiretamente a geração de emprego em diversos setores da economia e da classe artística. E é com esse olhar de fortalecimento que o Governo do Estado mais uma vez é parceiro desta ação.
Max Freitas, diretor presidente da FCMS subiu ao palco e após mostrar muito samba no pé, arrancando aplausos de todos, declarou que “eu sei da luta de cada escola pra se manter no carnaval, eu sei do quanto isso é importante pra liga e foi por isso que conseguimos, junto ao governo do estado um aumento de 40% no repasse desse ano, para que as escolas tenham muito mais oportunidade de mostrar toda a sua beleza na avenida”.
Numa parceria com as entidades e prefeituras, o Governo de MS por meio da Fundação de Cultura, foram investidos R$ 1,6 milhão para as ligas das escolas de samba de Campo Grande e Corumbá, além da liga de blocos independentes da cidade Branca.
Texto: Ana Ostapenko
Foto: Edemir Rodrigues