Com a realização do Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Fundação de Cultura, o espetáculo “Eu espero que vocês me escutem” do ator André Tristão estará em cartaz na Casa de Ensaio nos dias 11 e 12 deste mês, quinta e sexta-feira às 19h30. A entrada é gratuita, com pedido de doação de 1kg de alimento não perecível.
O espetáculo leva à cena discussões sobre borramentos das fronteiras da Dança e do Teatro, enquanto linguagens artísticas, propondo a ocupação e a interação do fluxo performático com espaços arquitetônicos por onde passar.
Tudo isso a partir do estudo da presença cênica e de treinamentos corporais por meio da TKV, que toma a potencialização do corpo cênico como uma de suas referências de abordagem. Os diálogos corporais são, assim, desenvolvidos com o espaço e a luz com o objetivo de criar diálogos estéticos e dramatúrgicos com a obra em si e seu processo criativo.
“Neste trabalho também trazemos assuntos sobre vida, morte e metalinguagem. Ao mesmo tempo em que falo de Teatro, eu danço. Ao mesmo tempo em que morro, eu vivo. E ao mesmo tempo em que eu vivo, eu morro. São lapsos de fugas e buscas. Fluxos de pensamentos e tomadas de consciência”, afirma André Tristão.
O solo foi produzido no segundo semestre de 2022 teve sua estreia em janeiro de 2023 contando com 6 sessões com ingressos esgotados e que reuniu mais de 700 pessoas durante as apresentações presenciais, online e workshops que aconteceram no espaço do Armazém Cultural em Campo Grande-MS.
A aceitação do público e a consistência do trabalho cênico proporcionaram um convite feito pelo SESC Cultura MS para uma temporada com 3 apresentações que aconteceram em março de 2023 no prédio “Mello e Cáceres”. Cerca de 200 pessoas assistiram as sessões.
Após ter participado do 2º Prêmio Campo Grande ao Teatro, que aconteceu no mês de abril na capital, onde Tristão conquistou o prêmio de melhor ator na categoria adulto, (além dos prêmios de melhor trilha e melhor iluminação), o artista realizará duas apresentações do espetáculo “EPQVME – EU PRECISO QUE VOCÊS ME ESCUTEM” na Casa de Ensaio, interagindo com a arquitetura do prédio dos anos 50, projetado pelo engenheiro Gabriel do Carmo Jabour.
O artista perde para que o público que retirar seu ingresso de forma gratuita, leve 1kg de alimento não-perecível para que ele possa realizar a doação para a CUFA – Central Única das Favelas de Campo Grande – MS.
As apresentações são uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, SETESCC – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Além do apoio do Teatral Grupo de Risco e Dançurbana.
O trabalho conta com a direção de movimento da renomada professora doutora Jussara Miller (SP); textos de Giordano Castro (PE), Raquel Naveira (MS) e Ewerton Goulart (MS); provocação de cena de Ligia Prieto (MS); produção audiovisual de Helton Pérez (MS); produção musical de Júlio Queiroz (MS) e concepção de iluminação de Espedito Di Montebranco (MS).
SINOPSE
O que fazemos para conectar as nossas presenças? Que corpo é esse que se movimenta?
A busca pela potencialização do corpo cênico, faz com que Tristão explore em seu corpo os limites de seus dizeres. A partir do estudo da presença cênica e treinamentos corporais por meio da Técnica Klauss Vianna, diálogos corporais são desenvolvidos com o espaço e a luz a fim de criar diálogos estéticos e dramatúrgicos com a obra “EPQVME- Eu Preciso Que Vocês Me Escutem” é um respiro em meio a tudo… Ou talvez, a própria falta de ar.
SERVIÇO:
“EPQVME – EU PRECISO QUE VOCÊS ME ESCUTEM”, com André Tristão.
Data: 11 e 12 de maio de 2023
Horário: 19h30
Local: Casa de Ensaio – R. Visc. de Taunay, 203 – Amambai, Campo Grande – MS, 79005-390
Ingressos: bit.ly/EPQVME-Casa_de_Ensaio
(1kg de alimento não-perecível)
FICHA TÉCNICA
Direção geral/ Dramaturgia/ Intérprete-criador: André Tristão
Direção de movimento: Jussara Miller
Assistência de direção de movimento e preparação corporal: Dora de Andrade
Provocação de cena: Lígia Prieto
Textos: Giordano Castro, Raquel Naveira e Ewerton Goulart
Audiovisual e design gráfico: Helton Pérez/Vaca Azul
Produção musical: Júlio Queiroz
Iluminação: Espedito di Montebranco
Operação de luz: Anderson Lima
Técnico de som e projeção: Gabriel Brito
Preparação vocal: Ewerton Goulart
Produção executiva: Marcos Mattos (Arado Cultural)
Produção: Maura Menezes
Assistência de produção: Marcus Vinicius Perez
Patrocínio da temporada: FCMS – Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, SETESCC – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Apoio da temporada: Teatral Grupo de Risco e Dançurbana.
Fomento de montagem: Programa Municipal de Fomento ao Teatro – FOMTEATRO 2021 / Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande-MS / Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS
Apoio de montagem: Casa de Ensaio, Cia Dançurbana, Fecomércio/SESC, SESC Cultura, UEMS-Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.