Campo Grande (MS) – A rica cultura afro-brasileira será mais uma vez o ponto de partida de debates, apresentações artísticas e palestras que comporão a 5ª edição do Escambo Cultural Formação em Expressões Afrodescendentes, evento que acontece de 10 a 12 de abril em Corumbá e que conta com o apoio logístico da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Realizado pelo Instituto de Capoeira Cordão de Ouro, o Escambo Cultural é um encontro pedagógico com apresentações culturais, além de conscientização de temáticas raciais e que também atua na salvaguarda das tradições e da arte afro-brasileira.
O objetivo do encontro é fazer com que os agentes culturais negros da cidade e do campo – bem como todos os grupos sociais de Mato Grosso do Sul – se apropriem dos espaços públicos e fortaleçam os saberes e a consciência a respeito da integração e do respeito.
Serão realizados diagnósticos e apontados os desafios a serem enfrentados em cada área desses atores urbanos, formulando diretrizes gerais, bem como estruturação das intervenções por meio de estratégias que agrupam os planos de ação para a classe de capoeira, programas, projetos e ações a serem implementadas a curto, médio e longo prazo, dando uma continuidade para esses profissionais.
“É importante para nós contribuirmos para a valorização das matrizes africanas e a capoeira, um dos patrimônios imateriais do nosso país, é uma das representações mais especiais, pois alia formação e cultura”, avalia Lamartine José, o Mestre Pernambuco, responsável pelo Cordão de Ouro.
Serviço: O evento acontece na Rua Treze de Junho nº 692 – Centro – Corumbá. A programação completa está disponível aqui, na página do grupo.