Espetáculo “Até o fim” estréia hoje no espaço Teatral Grupo de Risco

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, abril 16, 2015 as 14:18 | Voltar

Campo Grande (MS) - Com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), estreia hoje (16), às 21h, o espetáculo “Até o Fim” - Desencontro marcado disfarçado de monólogo, no espaço do Teatral Grupo de Risco. A peça será reapresentada também nos dias 17,18 e 19 de abril.

O espetáculo propõe uma observação da realidade reproduzida com veracidade cênica a condição e situação de um ser humano adicto, o seu comportamento, do êxito ao fracasso é explorado “Até o Fim”, ou até a finalização do espetáculo. Se trata de um levantamento autêntico e documental, onde os assuntos evocam emoções fortes e angustiantes que por vezes é o prenúncio da morte.

1

A dramaturgia foi escrita pelo mineiro Éder Rodrigues à partir de uma pesquisa previamente elaborada em torno da linha poética que aventura nas interações humanas e que mais propriamente tenta desvendar a ligação entre o uso de substâncias químicas, carências afetivas e as relações contemporâneas. Nesse espetáculo, o diretor, Adilson Siqueira, acredita que o texto não é teatro e tenta eliminar essa questão, assim como a interpretação e personagem, por se tratar de um trabalho biográfico do relato e depoimentos das experiências do próprio ator. A linguagem cinematográfica também compõe o espetáculo.

A ideia de montar o espetáculo "Até o Fim" surgiu em agosto de 2013, quando o ator Emmanuel Mayer estava em um centro terapêutico para tratamento de drogas. Na época, o diretor Nill Amaral leu uma matéria no jornal a Folha de São Paulo sobre uma peça que abordava esse tema. Ao final do tratamento,  o ator Emmanuel Mayer e Nill Amaral buscaram associar o tema ao teatro documental e iniciaram uma pesquisa em filmes, textos, linguagens, entrevistas e trabalhos corporais. Estabeleceram ainda contato com o dramaturgo Eder Rodrigues (MG) e passaram a fazer improvisos direcionados para compor elementos que pudessem ser enviados para compor a construção da dramaturgia, além de textos sobre algumas experiências vivenciadas por Emmanuel Mayer.

Serviço

O Teatral Grupo de Risco fica na rua José Antônio, 2170 (esquina com Eduardo Santos Pereira). Mais informações no telefone (67) 3042 8262.

Ingressos: R$ 20 (inteira) // R$ 10 (meia)

Vendas no local, ou 30 minutos antes do espetáculo

Limite de público: 80 pessoas