Campo Grande (MS) – O movimento cineclubista de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza no dia 08 de agosto, às 19h, no MIS (Museu da Imagem e do Som), o 1º Encontro Estadual de Cineclubes de Mato Grosso do Sul. O Presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), Eduardo Paes Aguiar vai estar presente em Campo Grande para coordenar o debate a ser realizado na ocasião. O evento é aberto a comunidade em geral.
O encontro ficará na história para o movimento cineclubista sul-mato-grossense, por ser o primeiro no Estado ao mesmo tempo em que se constata a expansão e o fortalecimento desse meio em Mato Grosso do Sul.
O cineclube é um espaço cultural que se preocupa em promover a formação crítica do público por meio da exibição de filmes – preferencialmente aqueles que se encontram fora do circuito comercial – seguida por debates. Nos últimos anos, algumas leis nacionais foram criadas visando o aumento desta prática em todo o país, tais como a Lei 13.006, que prevê a obrigatoriedade da exibição de duas horas mensais de filmes brasileiros nas escolas e a meta 30 do Plano Nacional de Cultura, que prevê alcançar 37% dos municípios brasileiros com cineclubes.
Para além de um diálogo com a diretoria do movimento nacional, o foco do encontro será pautado na organização de demandas deste segmento cultural para a sua respectiva inclusão no Plano Setorial de Audiovisual, lei que se encontra em fase de desenvolvimento e que orientará as políticas públicas culturais relacionadas ao audiovisual do estado pelos próximos dez anos.
Representantes cineclubistas de diversas cidades de Mato Grosso do Sul – dentre elas Campo Grande, Dourados, Aquidauana e Corumbá – já confirmaram participação no evento.