Fenearte em Pernambuco registra grande volume de vendas do artesanato sul-mato-grossense

  • Publicado em 24 jul 2025 • por Karina Medeiros de Lima •

  • A arte dos artesãos sul-mato-grossenses fez sucesso na Feira Internacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), a maior da América Latina no setor, que aconteceu de 9 a 20 de julho no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, Pernambuco. Foram realizadas um total de R$ 376 mil reais em vendas. A inclusão das peças sul-mato-grossenses no evento aconteceu com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

    A Diretora de Artesanato e Moda da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Katienka Klain, afirma que a Fenearte é considerada a maior feira de artesanato da América Latina, “sendo umas das principais feiras de artesanato para escoar as peças de MS”. “A Fenearte esse ano teve o tema de Feiras das Feiras, que certamente é um tema acertado, teve um público recorde com grande circulação e o artesanato de MS se destacou nos corredores da Feira atingindo um volume expressivo em vendas e fechando negócios futuros”.

    Foram selecionados por edital para participar da feira os artesãos Carla Nivia dos Santos Ortiz Spadoni, Catarina Marlize Schuquel de Avila Rodrigues e Cleber Ferreira de Britto, além das entidades representativas Associação de Artesanato de Mato Grosso do Sul (ARTEMS), União Estadual dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (UNEART/MS) e Associação de Produtores de Artesanato e Artistas Populares de MS (PROART – MS).

    As peças selecionadas para as feiras nacionais seguem alguns critérios: regionalidade, agregado valor cultural, matéria-prima e técnica de produção. Trazem à tona temas referentes ao Pantanal, às populações indígenas, tradições e demais referências culturais do Estado.

    As peças são produzidas, em grande parte, com matérias primas locais e manifestam a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense. Os recursos naturais abundantes são traduzidos em peças de madeira e fibras vegetais que se transformam em abajures, bandejas, luminárias, fruteiras, cestos, além de trabalhos em cerâmica como utensílios domésticos e esculturas cujas imagens marcam fortemente a nossa identidade numa linguagem diferenciada e surpreendente.

    A Fenearte é considerada a maior feira de artesanato da América Latina, sendo umas das principais feiras de artesanato para escoar as peças de MS, a participação do artesanato de Mato Grosso do Sul na Fenearte acontece desde o ano de 2013 e com os resultados de vendas e público aumentando anualmente, a participação do artesanato de MS vem de frente com a importância do aumento de vendas e geração de renda para os artesãos de MS,idos em peças de madeira e fibras vegetais que se transformam em abajures, bandejas, luminárias, fruteiras, cestos, além de trabalhos em cerâmica como utensílios domésticos e esculturas cujas imagens marcam fortemente a nossa identidade numa linguagem diferenciada e surpreendente.

    Texto: Karina Lima

    Fotos: Daiana Schio

    Categorias :

    Artesanato

    Veja Também