Festival Bonitinho oferece atividades lúdicas para toda a família

  • Publicado em 22 ago 2025 • por Daniel •

  • Com brinquedos infláveis, pintura facial, oficina de “bobbie goods” e muito mais, Bonitinho diverte crianças no FIB 2025

    Em meio à programação artística e cultural do Festival de Inverno de Bonito 2025, um espaço especial tem conquistado corações de todas as idades: o Bonitinho. Pensado para as famílias e, principalmente, crianças, o Bonitinho reúne oficinas criativas, brincadeiras educativas e atividades lúdicas.  Criado para reunir e divertir toda a família, o Bonitinho é uma programação esperada no Festival de Inverno de Bonito. O espaço tem como objetivo integrar a criançada ao festival, oferecendo atividades que prometem encantar não só os pequenos, mas também pais e familiares. 

    São diversas atividades lúdicas para as crianças e adolescentes, com brinquedoteca, pintura facial, lonas brincantes, oficina de “Bobbie Goods”,  tobogã, chute a gol, tênis de mesa, slackline, skate e jogos de mesa (palitos, dama, dominó, bozó e baralho). Além das atividades esportivas, entre elas: vôlei de areia, futevôlei, beach tênis, futebol e basquete 3×3. Vale ressaltar que todas as atividades são acompanhadas por professores de Educação Física. 

    No espaço Bonitinho, a programação infantil inclui atrações especiais para os dias 23 e 24 de agosto. No sábado, a partir das 14h, o público poderá assistir à apresentação do Cirko Marisko, seguida pela contação de histórias com Tânia Katuapó, às 14h40. Encerrando a tarde, a Trupe Guavira apresenta o espetáculo “Meio Ambiente”, das 15h20 às 16h. Já no domingo, às 10h, a Trupe Guavira retorna com uma nova performance voltada à educação sanitária, trazendo informação e diversão para as crianças e suas famílias.

    Para Edméia Pacheco de Oliveira, coordenadora do projeto pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças. “As atividades são pensadas para estimular a criatividade, a coordenação e a inteligência emocional. Por exemplo, a pintura facial, na verdade eles gostam muito da palavra tatuagem, escolhem os desenhos, as marcas, e a gente vai moldando do jeito que eles querem. As cores ajudam na memorização, na alfabetização e nas condições emocionais de saúde. Quando eles se olham no espelho com uma figura no rosto, é como uma obra de arte para eles”, explica Edmeia, enquanto pinta um golfinho no rosto de uma das crianças.

    Brincar é parte essencial do desenvolvimento infantil. “Brincar é tudo. É desenvolvimento motor, social, emocional. Faz parte do crescimento integral da criança”, afirma Vera Lúcia Gasparoto Gil, pedagoga com 36 anos de experiência, que acompanha seus alunos no festival. “Muitos pais de Bonito trabalham nessa época em pousadas e hotéis, então não conseguem trazer os filhos. Aqui, eles têm a chance de aproveitar com os professores”, destaca.

    Zara Ribeiro Lima, de 7 anos, resume com entusiasmo as atividade que participou no Bonitinho: “Já brinquei no pula-pula, , já desci dois escorregadores, chamei meu amigo pra brincar de massinha, pintei a cobra que eu gostei. Depois vou brincar no cotonete, tem muita coisa pra fazer e não vai dar nem tempo de fazer tudo isso”, comentou Zara. 

    A participação é aberta a partir dos quatro anos de idade e vai até o domingo (24). O CMU está localizado na Av. Paulo VI, 50 – Bnh. Confira a programação do Festival Bonitinho:

     

    Sábado (23)

    Apresentação do Cirko Marisko — 14h às 14h40

    Contação de história com Tânia Katuapó — 14h40 às 15h20

    Apresentação da Trupe Guavira: “Meio Ambiente” — 15h20 às 16h

     

    Domingo (24)

    Trupe Guavira – Educação Sanitária — 10h às 10h40

     

    Confira mais informações e a programação completa do festival no site: mscultural.ms.gov.br

    Bel Manvailer – Ascom/FIB
    Fotos: Diego Cardoso – Ascom/FIB

     

    Categorias :

    Festival de Inverno de Bonito

    Veja Também