Publicado em 15 ago 2025 • por Karina Medeiros de Lima •
De 22 a 24 de agosto, o projeto Catedral Erudita integra a programação do Festival de Inverno de Bonito 2025, levando a música de concerto para a Capela Sagrada Família e a Matriz Paróquia São Pedro Apóstolo. Com entrada gratuita, o projeto reúne formações de excelência, solistas premiados e repertórios que transitam do erudito ao popular brasileiro, sempre em diálogo com a riqueza sonora e a diversidade cultural do país.
Criado em 2023, o Catedral Erudita leva apresentações de música de concerto a igrejas e templos históricos de Mato Grosso do Sul, explorando a acústica e a atmosfera singular desses espaços. Desde sua estreia, o projeto já recebeu orquestras e solistas do Brasil e do exterior, ampliando o alcance cultural e fortalecendo o intercâmbio artístico.
Com programação variada, o projeto reúne orquestras, grupos vocais e instrumentais, aproximando o público da música orquestral, camerística e coral por meio de concertos gratuitos e acessíveis. Ao longo de suas edições, consolidou-se como um elo entre tradição, patrimônio cultural e inovação artística, conectando diferentes públicos à experiência da música de concerto.
O Catedral Erudita no Festival de Inverno de Bonito 2025 convida moradores e visitantes a vivenciarem a música de concerto em um formato próximo e acolhedor. Cada apresentação é pensada para explorar o potencial expressivo dos intérpretes e a singularidade dos espaços, oferecendo momentos de beleza sonora e conexão cultural no coração de Bonito.
A programação começa no dia 22 de agosto, às 18 horas, na Capela Sagrada Família, que fica na Rua Cel. Nelson Felício dos Santos, 767 – Praça Central. Haverá apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Campo Grande com os convidados Elouise Miranda (soprano lírico coloratura) e Francis David (violino); duo de Violoncelo e Piano com Marcelo Gerônimo da Silva e Maria Rita Oliveira. Estilo: Música de câmara e repertório lírico-orquestral, do clássico europeu a interpretações brasileiras.
No dia 23 de agosto, às 18h30, a apresentação será também na Capela Sagrada Família, com o Quinteto Virgisanta – Choro cantado com arranjos e interpretações que resgatam a história e a poesia do gênero; Quinteto de Metais Ipê do Cerrado – Repertório que vai do barroco ao jazz e à música popular.
No dia 24 de agosto, às 10h30, na Matriz Paróquia São Pedro Apóstolo, que fica na Rua Santana do Paraíso, S/N,, haverá apresentação da Camerata Madeiras Dedilhadas (UFMS), formação inovadora que combina violões de diferentes afinações e instrumentos de sopro, interpretando obras do renascimento à música contemporânea, com destaque para compositores brasileiros.
O maestro Eduardo Martinelli, que vai reger os concertos em Bonito, afirmou estar muito feliz por poder testemunhar mais uma edição do Catedral Erudita inserida nos grandes eventos de cultura do estado de Mato Grosso do Sul. “Já tem se tornado uma tradição, a gente vê diversas atrações da música clássica, ou mesmo da música popular executada com formatos orquestrais no que dá a característica do projeto. Esse Festival de Inverno de Bonito nós temos atrações muito variadas. O primeiro dia de concerto é uma situação que envolve a música clássica mais tradicional, um quinteto de cordas, uma soprano, um solista de violino. E, nos outros dias, a programação segue com a música com formato um pouco mais popular e, no encerramento, também um grupo orquestral bastante diversificado, proporcionando ao público, dentro do universo da música de concerto, uma experiência bastante diversificada, como têm sido sempre as edições do Catedral Erudita nos festivais de cultura, nos importantes festivais de cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul”.
Para o maestro, esse olhar atento para esse setor musical mostra um amadurecimento cultural no nosso estado. “Dos responsáveis pelo setor de difusão de cultura, porque nós temos, dentro desse projeto Catedral Erudita, sempre a participação de muitos músicos aqui do nosso estado que exercem também a sua carreira como concertistas em outros estados do Brasil e mesmo no exterior. Então a gente sempre fica muito orgulhoso de ver que os jovens concertistas que são premiados, os jovens concertistas de Mato Grosso do Sul, inclusive também, que são premiados em outras cidades, outros estados, que têm a sua experiência se apresentando fora do Brasil, possam estar aqui, se apresentando também no nosso estado. E o que torna isso possível são projetos como esse que a gente está comentando agora, que é o Catedral Erudita, que já tem feito inclusive esse projeto uma cobertura muito grande no nosso estado. Não só na capital e nas cidades como é bonito e Corumbá que tem dois grandes festivais mas em diversas outras cidades do estado. O projeto já aconteceu como Coxim, São Gabriel Dourados já aconteceu em Ponta Porã e enfim são várias as cidades do nosso estado onde o projeto já circulou”, finaliza
O Festival de Inverno de Bonito 2025 é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura de MS e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) e Prefeitura Municipal de Bonito.
Texto: Karina Lima
Foto: Elias Campos (Catedral Erudita no Festival de Inverno de Bonito 2024)