‘Ursinha Pelúcia’ encantou alunos da Escola Municipal Manoel Inácio de Farias, nesta quarta
O Festival de Inverno de Bonito iniciou suas atividades nesta quarta-feira (21) com uma Contação de História na Escola Municipal Manoel Inácio de Farias, na Vila Donária. A obra escolhida foi “A Ursinha Pelúcia”, encenada por Lethicia Rodrigues Batista e Vinicius dos Santos Rocha, com dramaturgia de Ligia Tristão Prieto, do Grupo Casa, de Campo Grande.
Lethicia explicou que a peça faz parte da coleção “Dramaturgia para Crianças Corajosas”, escrita por Lígia Tristão Prieto, que lançou recentemente essa série de obras. A história gira em torno de uma pequena ursinha que sonha em explorar o mundo, enquanto seu pai a mantém protegida em casa. A narrativa aborda temas como a busca pela independência, a descoberta do mundo e a importância da liberdade na formação pessoal e familiar. “Ursinha Pelúcia é uma história que a gente gosta muito, é uma trama de redenção e de família, na qual o pai aprende a se aproximar da filha ao permitir que ela explore a floresta em que vivem”, destacou.
A diretora da Escola Municipal Manoel Inácio, Roseli Fátima Gambin, celebrou a escolha do local para a realização da atividade, destacando a relevância de trazer eventos culturais diretamente para a escola. “É uma estratégia fundamental, porque nem todos têm acesso a ir até a praça do Festival. Trazendo para a escola, atingimos a todos eles, independente de onde vivem. Para eles, essa oportunidade é valiosa e proporciona um contato direto com a cultura e a literatura”, afirmou Roseli. Ela ainda ressaltou que a escola conta com um número significativo de alunos da zona rural, e essa iniciativa permite que eles também se sintam incluídos no Festival.
A professora Cidimara de Fátima Belato, que leciona para turmas do 1º ao 4º ano na disciplina Projeto de Vida, reforçou a importância de eventos culturais como esse não só para as crianças, mas para a equipe da escola. “Para nós, que somos bonitenses e não tivemos essas oportunidades na infância, é muito importante que as crianças de hoje tenham acesso a essas experiências culturais. Elas criam memórias que levarão para a vida inteira”, pontuou.
Entre os alunos presentes, Vitória Luisa Ferreira, de 9 anos, estava animada e cheia de expectativa para a contação de história. Ela contou que raramente tem a oportunidade de assistir a contações e peças teatrais, mas que estava muito feliz com a experiência. ‘Quero contar tudo para a minha família’, disse Vitória, destacando os momentos de emoção e interação com os contadores. Seu colega Marcos Miguel, que se mudou recentemente para a cidade, estava empolgado não apenas com a atividade, mas em poder curtir o Festival de Inverno de Bonito nos próximos dias. “Estou empolgado para ver tudo!”, comemorou.
O Festival de Inverno de Bonito continua com sua programação ao longo dos próximos dias, promovendo uma série de atividades culturais que visam fortalecer a conexão entre a arte e a comunidade local, garantindo o acesso democrático à cultura em diferentes espaços da cidade. Para conferir a programação completa, acesse aqui.
Evelise Couto, Festival de Inverno de Bonito
Fotos: Altair Santos