Publicado em 24 ago 2025 • por Daniel •
O Festival de Inverno de Bonito 2025, conhecido por sua diversidade cultural e artística, abriu espaço para o folclore brasileiro, com uma palestra neste sábado (23), a ação integrou o espaço geek literário do festival. O convidado foi o jornalista, professor e pesquisador Andriolli Costa, especialista em folclore há mais de 15 anos. Sua proposta foi conectar os saberes populares à cultura pop.
Durante o encontro, Andriolli compartilhou um relato pessoal sobre sua trajetória com o folclore, abordando desde sua atuação acadêmica até as estratégias que utiliza para tornar o tema mais acessível principalmente para o público jovem. A iniciativa dialoga diretamente com os valores do FIB, que busca representar a diversidade cultural e artística de todo o país. “Eu uso a cultura pop como isca para apaixonar pessoas pelo folclore, assim como eu me apaixonei”, contou.
Em 2015, nasceu “O Colecionador de Sacis”, um projeto que reinventou a forma de divulgar o folclore brasileiro. Andriolli expandiu esse universo com o lançamento de “Poranduba cartas de Cultura”, um jogo de cartas desenvolvido durante seu pós-doutorado. O cardgame transforma personagens, mitos e narrativas do folclore em cartas. Sendo uma experiência lúdica e educativa, acessível para todos os públicos.
Todas as cartas do baralho foram ilustradas por artistas brasileiros. Em cada uma delas há um QR code que direciona para a sinopse da história de cada personagem. O baralho, além de apresentar personagens e elementos do folclore brasileiro, foi pensado com foco em acessibilidade. As cartas foram desenvolvidas com consultoria especializada para atender pessoas com baixa visão e dificuldades de fala.
A professora Susylene Dias de Araújo, 51 anos, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, esteve entre os participantes da palestra e destacou a relevância da abordagem adotada pelo palestrante:
“Achei muito interessante porque o folclore é um tema que faz parte da nossa vida, e o palestrante foi muito feliz ao tratar o assunto de forma clara e acessível. Ele trouxe exemplos, mostrou o site e apresentou os jogos de cartas. Foi uma surpresa muito bacana. A gente pensa que o Festival de Bonito é só música e shows, mas de repente nos deparamos com uma palestra que ativa esse conhecimento acadêmico e popular. E o mais bonito é que havia pessoas de todas as classes, idades e interesses”, frisou.
O Festival é organizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da Fundação de Cultura, em parceria com a prefeitura de Bonito.
Você pode ter acesso ao jogos de cartas por meio do link: Home – Cartas De Cultura
Bel Manvailer – Ascom/FIB 2025
Fotos: Altair Santos – Ascom/FIB 2025