Começou o 23º FIB (Festival de Inverno de Bonito). Em uma edição que promete ser inesquecível, o evento chega repleto de atrações culturais e artísticas para todos os públicos. Com programação totalmente gratuita, que se estende até domingo (25), o Festival deste ano conta com mais de 150 atrações, abrangendo música, dança, teatro, circo, gastronomia, oficinas e muito mais.
Entre os principais destaques musicais, figuram renomados artistas como Zé Ramalho, Alexandre Pires, Sandra Sá e o grupo Olodum, a dupla Teodoro e Sampaio e o ilustre bandolinista e compositor português Norberto Gonçalves da Cruz, com o Concerto Gaia. As apresentações de destaque ocorrem no Palco Lua, situado na Rua Pilad Rebuá, em frente à Rádio Bonito FM, logo na entrada da cidade, sendo o principal local para os shows noturnos do festival.
O Lua é o palco mais deslumbrante do Festival, com estrutura inédita que simula um túnel, cuja cobertura de estrelas cria um ambiente mágico e iluminado para as apresentações noturnas. O palco destaca-se pela beleza e integração de ativações tecnológicas e arte sustentável, reforçando o compromisso do FIB com a inovação e o respeito ao meio ambiente.
A decoração foi cuidadosamente planejada para incorporar o que há de mais empolgante em tecnologia para eventos, ao mesmo tempo em que homenageia e enaltece a fauna local, criando uma experiência visualmente impressionante e ecologicamente consciente.
Além dos shows, o FIB oferece uma rica diversidade de manifestações culturais ao longo do dia. A partir das 8h, os visitantes podem participar de atividades como teatro, dança, circo, oficinas de cerâmica, bordado, artesanato, literatura e arte de rua, espalhadas por toda a cidade. O Palco Sol, localizado na Praça da Liberdade, abriga várias dessas atividades culturais diurnas, proporcionando um espaço vibrante para apresentações de dança, teatro e outras formas de expressão artística.
O Palco Futuro está localizado no CMU (Centro de Múltiplo Uso), na Avenida Paulo VI, 50. Este espaço é dedicado ao Festival Bonitinho e conta com uma programação especial para as crianças, incluindo atividades integrativas, educativas e recreativas. O local receberá atrações como o espetáculo Crianceiras, Bob Zoom e o Cozinha Show com gastronomia infantil.
“Este ano, o evento promete ser ainda mais vibrante, com uma programação diversificada que celebra a riqueza cultural e artística de nossa região. Convidamos todos a aproveitarem as apresentações musicais, as atividades culturais e as atrações especiais preparadas com muito carinho pela Setesc e Fundação de Cultura. Venham viver a magia do Festival de Inverno e descobrir tudo o que Bonito tem a oferecer!”, salientou o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda.
Para o diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Mendes, o FIB promove a integração da rica herança sul-mato-grossense com as mais modernas expressões artísticas. “É com grande entusiasmo que vemos o Festival de Inverno de Bonito se consolidando, a cada ano, como um evento de grande relevância para a cultura do nosso estado. Esperamos que todos aproveitem ao máximo esta experiência única e se deixem envolver pela magia e criatividade que o FIB oferece”.
Não perca nada! Confira a programação completa, dia a dia, com os horários e locais:
Serviço
Palco Lua: Rua Pílad Rebuá, em frente à Rádio Bonito FM, logo na entrada da cidade
Palco Sol: Praça da Liberdade – quadrilátero formado pelas ruas Cel. Pílad Rébuá, Quinze de Novembro, Luis da Costa Leite e Cel. Nelson Felicio dos Santos
Palco Futuro: CMU – Avenida Paulo VI, 50 – Vila BNH
Lucas Castro, Festival de Inverno de Bonito
Fotos: Altair Santos