História e Arquitetura: tour virtual leva memorial da cultura para FIB 2024

  • Publicado em 24 ago 2024 • por Ana Paula Ostapenco de Souza •

  • Atração do Festival de Inverno de Bonito 2024, o “Tour Virtual Memorial da Cultura” leva mais história e tradição para o público. A viagem simulada é feita por meio de um óculos de realidade virtual do prédio Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, sede da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), que atualmente abriga a Fundação de Cultura e a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul. O Memorial, nomeado em 2006, homenageia o corumbaense Apolônio de Carvalho.

    Durante a visita virtual, os usuários podem explorar a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, o Centro Referencial de Artesanato de MS, o MuArq (Museu de Arqueologia da Universidade Federal de MS), o Arquivo Público Estadual e o MIS (Museu da Imagem e do Som).

    Idealizador do projeto, o arquiteto e fotógrafo campo-grandense Roberto Ungerer, de 56 anos, ressalta que o objetivo é mostrar o prédio para que as pessoas tenham curiosidade de visitá-lo pessoalmente.

    “A ideia de fazer o tour virtual lá do prédio é mostrar tudo o que ele tem para oferecer e o público não conhece. É para poder ver como é lá dentro, porque do lado de fora as pessoas não têm noção de quão rico é de cultura e de beleza. A ideia foi fazer uma imersão e criar a curiosidade e a vontade de ir lá pessoalmente conhecer”.

    O tour virtual é formado por fotos em 360°. Por meio de um controle remoto, é possível ir passando as imagens do tour e ver totens com explicações dos setores e itens dos museus e da biblioteca.

    Rubênio Marcelo, poeta, escritor, advogado e secretário-geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, detalha a experiência virtual pelo prédio Apolônio de Carvalho.

    “Foi uma emoção muito especial, que eu senti no Festival de Inverno de Bonito, que está acontecendo com muito sucesso em Bonito. O tour eu realizei com o óculos de imersão de realidade virtual, tudo sob o comando do Roberto. Foi uma experiência muito agradável, que a gente vai sentindo, acompanhando as obras da Fundação de Cultura, seus espaços, as telas bonitas que estão lá nas salas, esculturas, enfim, uma experiência muito legal”.

    O tour está disponível no estande do lounge literário na Praça da Liberdade e ficará aberto ao público até domingo (25), das 16h às 22h.

    Bel Manvailer, Festival de Inverno de Bonito
    Foto: Elias Campos

    Categorias :

    Festival de Inverno de Bonito

    Veja Também