Inscrições abertas para o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura e Teia Estadual de MS

  • Publicado em 27 jan 2026 • por Karina Medeiros de Lima •

  • Estão abertas as inscrições para o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura e a Teia Estadual de Mato Grosso do Sul, que acontecem nos dias 30 e 31 de janeiro de 2026, em Corumbá, na sede do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. Com o tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, o evento integra a agenda nacional do Programa Cultura Viva e é uma etapa preparatória para o V Fórum Nacional de Pontos de Cultura e a 6ª Teia Nacional.

    Realizado pela Secretaria Estadual de Cultura, em articulação com a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o Programa Cultura Viva, o Sistema Nacional de Cultura e o Ministério da Cultura, com correalização do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, reúne representantes de Pontos e Pontões de Cultura, artistas, fazedores de cultura, gestores públicos, pesquisadores e comunidades de diferentes territórios do estado.

    Além de promover o intercâmbio de experiências entre diferentes territórios do estado, o Fórum e a Teia Estadual possibilitam a participação ativa dos inscritos na construção de propostas, no debate sobre políticas públicas e no processo de escolha dos delegados que representarão Mato Grosso do Sul nas instâncias nacionais da Cultura Viva.

    A programação contempla debates organizados em três eixos — Plano Nacional de Cultura Viva, Governança da Política de Cultura Viva e Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade — além de oficinas artísticas, dinâmicas coletivas e um cortejo cultural, reforçando o papel da cultura como instrumento de mobilização social, justiça climática e fortalecimento comunitário.

    Como realizar a inscrição

    As inscrições para participação no Fórum Estadual dos Pontos de Cultura e na Teia Estadual de Mato Grosso do Sul são obrigatórias para todos os participantes e devem ser realizadas em duas etapas. O processo começa com o preenchimento de um formulário on-line, disponível no link, e só é concluído após a inscrição no Mapa da Cultura, plataforma oficial do Ministério da Cultura.

    No Mapa da Cultura, os interessados devem acessar o site https://mapa.cultura.gov.br

    , realizar login com e-mail ou CPF — ou efetuar cadastro, caso ainda não tenham — e, em seguida, entrar diretamente na página do evento “2ª Teia Estadual de MS – Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, disponível em https://mapa.cultura.gov.br/oportunidade/6732/#info. Após a leitura das informações, é necessário clicar em “Inscrição”, preencher os dados solicitados e enviar o formulário, aguardando a confirmação que será exibida na tela ou enviada por e-mail.

    A organização reforça que a inscrição no Mapa da Cultura deve ser realizada como Pontão de Cultura – Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. No campo destinado ao documento de certificação, é necessário anexar o arquivo específico disponibilizado pela coordenação do evento. Esse procedimento é fundamental para os registros oficiais da Teia, para a organização do Fórum e para o fortalecimento institucional do Moinho Cultural dentro da política Cultura Viva.

    Categorias :

    Geral

    Veja Também