Publicado em 22 ago 2025 • por Daniel •
Bonito (MS) — O Festival de Inverno de Bonito viveu no noite desta quinta-feira (21), no Palco Sol, um momento de profunda imersão cultural ancestral: o espetáculo “Híyokena Kipâe – A Dança Tradicional do Povo Terena”, apresentado pelo grupo Kipaéxoti, diretamente da aldeia Água Branca, em Aquidauana, que encantou o público com uma representação especial de sua tradição.
O nome Kipaéxoti remete à longeva dança da ema, também conhecida como dança do Bate-Pau ou Kohixoti-Kipáe. Tradicionalmente executada por homens, essa expressão cultural atravessa gerações como símbolo de memória, resistência e identidade do povo Terena.
“Uma tradição dos povos originários do Pantanal, da cidade de Aquidauana, de onde viemos. Carregamos em nossa apresentação celebrações de uma cultura milenar, uma dança tradicional que rememora antepassados e lutas”, explica Douglas Terena, um dos integrantes do Kipaéxoti.
Laura Monteiro acompanhou a apresentação e ficou encantada. “É muito bonito conhecer uma representação ancestral como essa. Acho importante para manter a cultura indígena forte. E para que mais pessoas possam descobrir e compreender sua importância”, avalia.
A dança teria origem mítica — amparada em narrativas dos pajés, os “angos koexomone” — e cumpre papel central em rituais de combate, celebrações e comunhão comunitária. A peça coreográfica representa batalha, busca por território e celebração comunitária.
Os instrumentos tradicionais — como tambor, flauta, taquaras e arco e flecha — são complementados por trajes ricos em significado: cocares, colares, pulseiras com penas de ema, sementes ou ossos — tudo conferindo uma estética ancestral autêntica.
Festival de Inverno de Bonito
Em sua 24ª edição, o Festival de Inverno de Bonito acontece até domingo (24 de agosto), reunindo música, artes cênicas e visuais, cinema, sustentabilidade, formação cultural e economia criativa. O evento promove uma imersão única entre arte e natureza, com entrada gratuita.
Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site: mscultural.ms.gov.br.
Texto: Marcio Breda – Asscom/FIB
fotos: Altair Santos – Asscom/FIB