Lei Aldir Blanc

A LEI ALDIR BLANC

A Lei Aldir Blanc (Lei federal nº 14.017 de 29 de junho de 2020), tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia.

Em homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu em maio, vítima da Covid-19, o projeto vem para socorrer profissionais e espaços da área que foram obrigados a suspender seus trabalhos.

De acordo com a lei, o recurso total de R$ 3 bilhões será distribuído de forma que 50% do valor sejam destinados aos estados e ao Distrito Federal – deste montante, 20% serão distribuídos segundo critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e os outros 80% serão alocados proporcionalmente entre a população local. A outra metade, por sua vez, será destinada aos municípios e ao DF, obedecendo aos mesmos critérios de rateio. O valor total destinado ao MS é de R$ 40.787.545,71, sendo R$ 20.514.887,18 para execução das ações pelo estado e R$ 20.269.658,53 distribuídos entre os 79 municípios.

Caberá aos estados, ao DF e aos municípios o pagamento dos benefícios, a organização de editais, a distribuição dos recursos e o cadastramento dos beneficiados. Nesse sentido, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) será a responsável pela alocação do montante destinado pela União ao estado.

Cartilha Explicativa Aldir Blanc

Dividimos as informações como determinado público deve proceder:

Gestores Públicos

Trabalhadores Culturais e Espaços Artísticos

Vídeo 01 - Informações Gerais sobre a Lei Aldir Blanc

Vídeo 02 - Informações e critérios para recebimento da Renda Básica Emergencial

Vídeo 03 - Saiba mais sobre o subsídio destinado aos espaços culturais

Vídeo 04 - Sobre recursos previstos no item III no artigo 2º da Lei 14.017/2020

Repasse do recurso da Lei Aldir Blanc em MS acontece até o dia 26 deste mês

Plataforma de cadastro dos futuros beneficiados da Lei Aldir Blanc será disponibilizada no site da FCMS

Cultura em Diálogo reúne grupos da cultura para discutir propostas para a Lei Aldir Blanc

Com 24 representantes de segmentos culturais, reunião sobre a Lei Aldir Blanc será transmitida ao vivo pelo Facebook