Campo Grande (MS) – O Museu de Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) em parceria com o curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lançam na próxima segunda-feira (13 de dezembro), a 4ª M.A.D.I: Mostra de Arte Digital.
A ideia é ressaltar a imersão dos espectadores no ambiente virtual para a fruição artística. Em sua 4ª edição a iniciativa apresentará trabalhos inseridos nas linguagens da Arte & Tecnologia, tais como computação gráfica, fotografia e vídeo, produzidos por acadêmicas e acadêmicos da Graduação em Artes Visuais/FAALC/UFMS no decorrer do ano de 2021.
“Neste período, em que completamos dois anos de ensino remoto e isolamento social devido à pandemia causada pela Covid-19, passamos por grandes desafios e adaptações necessárias para o ensino-aprendizagem em Artes Visuais. Nestas possibilidades, com as apropriações dos dispositivos computacionais portáteis, tais como notebooks, tablets e smartphones, dentre outros, associados ao uso das redes telemáticas, foram realizados processos de produção teórico-práticos com o fundamental objetivo de reafirmar a arte como mediadora para as reflexões sobre os atuais acontecimentos sociais, e de algum modo, utilizando-a como uma forma de superá-los”, explicou a professora responsável pelo projeto de extensão do MADI na UFMS, Venise Mello.
“Acreditamos na soma de forças entre as instituições, e pensamentos para dinamizarmos o conhecimento, a formação e a difusão da obra artística que convergem sobre nossas relações enquanto como seres sociais cada vez mais imersos no mundo digital. Por isso é profundamente gratificante essa parceria do Curso de Artes Visuais com o MIS para trazer ao público de forma bem dinâmica a Ciência, Pesquisa, Arte, Tecnologia e uma reflexão sobre este momento tão excepcional que estamos vivendo”, afirma Marinete Pinheiro, coordenadora do MIS.
“A proposta da UFMS vem ao encontro com a missão do MIS, que é disseminar o conteúdo artístico, formar público por meio de espaços educativos, como os Museus, além de fomentar o diálogo entre os mais diversos e dinâmicos setores da sociedade, em especial, da comunidade acadêmica”, finaliza Marinete.
Serviço: O público poderá fazer um passeio virtual pelas obras da exposição e saber também sobre o processo criativo dos artistas. A plataforma está disponível a partir de 13 de dezembro pelo link: https://bit.ly/madi2021
Contatos para a Imprensa:
Venise Melo: 99222-7085
Marinete Pinheiro: 99272-2906