MIS realiza Mostra Francofônica de Cinema em parceria com Aliança Francesa e Curso de Audiovisual da UFMS

Categoria: Audiovisual, Cinema, Museus | Publicado: sexta-feira, março 25, 2022 as 09:06 | Voltar

Campo Grande (MS) - No mês da Francofonia, o Museu da Imagem e do Som (MIS) promove com a Aliança Francesa a Mostra Francofonia de Cinema, e neste ano se junta à programação o Curso de Audiovisual da UFMS. Francofonia é um termo que designa as comunidades de falantes da língua francesa espalhadas ao redor do mundo.

A Mostra acontece de 29 de março a 1º de abril, e serão exibidos os filmes “Sous le ciel d’Alice”, “Notre-Dame du Nill”, “Playlist” e “Les 2 Alfred”. No dia 19, a exibição acontece na Aliança Francesa; nos dias 30 e 31, no MIS, e no dia 1º de abril, novamente na Aliança Francesa. A curadoria é de Marinete Pinheiro e Marcia Saddi. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

Programação:

Dia 29 Aliança Francesa, às 19 horas – Sous le ciel d´Alice – Direção Chloé Mazlo

Dias 30 no MIS – 17 horas - Notre-Dame du Nill (2020) Direção Atiq Rahimi

Dia 31 no MIS – 17 horas -  Playlist – Direção de Nine Antico

Dia 1º de abril na Aliança Francesa às 17 horas – Les 2 Alfred Direção Bruno Podalydès

Confira abaixo a sinopse dos filmes:

SOUS LE CIEL D'ALICE (2020) - Direção Chloé Mazlo

Duração 1h30 – DRAMA

A vida feliz de Alice ao lado de seu marido Joseph (Wajdi Mouawad) desmorona quando se inicia a guerra civil em meados dos anos 1970. A princípio, todos se divertem com a chegada do restante da família, quando todos precisam se abrigar no apartamento de Alice, que se encontra numa parte mais tranquila de Beirute. Porém, os conflitos se intensificam e o perigo enfim se concretiza com o desaparecimento do cunhado da protagonista. Muitos libaneses fogem do país. Assim, surge a crise do casal, pois Joseph deseja continuar em seu projeto de foguete espacial, mas quer que Alice vá embora.

NOTRE-DAME DU NIL (2020) - Direção Atiq Rahimi

Duração 1h33 - HISTÓRICO, DRAMA, ADAPTAÇÃO LITERÁRIA

Na Ruanda de 1973, um grupo de meninas, algumas de famílias de elite e outras não tão privilegiadas, estudam em um colégio interno comandado por belgas católicos. Em meio ao crescente conflito entre grupos étnicos locais e uma realidade colonial sintomática do eventual genocídio durante a Guerra Civil de Ruanda, as adolescentes vivem uma vida de travessuras e curiosidade típica para sua idade, mas que resiste a uma cruel realidade em maior escala.

PLAYLIST (2020) - Direção de Nine Antico

Duração: 1h28 – COMÉDIA 

Sophie tem 28 anos e gostaria de ser cartunista, mas isso seria muito mais fácil se ela tivesse cursado uma escola de artes. Em sua jornada, ela multiplica experiências amorosas e profissionais. Leva muitos golpes e dá alguns, e com isso aprende.

Les 2 Alfred (2020) - Direção Bruno Podalydès

Duração: 1h32 - COMÉDIA 

Em Les Deux Alfred, Alexandre está desempregado e sua conta bancária foi congelada. Sua esposa está em uma missão submarina nuclear secreta de dois meses. Enquanto ela estiver fora, ele tem que provar que pode cuidar das crianças e encontrar um emprego.

Publicado por: Karina Medeiros de Lima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.