Retorno financeiro em vendas atingiu mais de um milhão de reais, somente este ano
Campo Grande (MS) – Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e acesso a novos mercados, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, proporciona todos os anos a participação de artesãos e entidades do artesanato do Estado em feiras nacionais. O objetivo é divulgar e comercializar o artesanato regional, oportunizando contatos de negócios que trazem crescimento ao setor.
A participação em Feiras de Artesanato é de grande importância devido à abrangência e o poder de concentração do público-alvo que é de interesse dos profissionais artesãos, dando visibilidade ao trabalho diverso e criativo dos artesãos sul-mato-grossenses. Além disso, demonstra como o artesanato pode ser utilizado no desenvolvimento da economia como meio de geração de renda, tornando-se um importante canal de escoamento dessa produção e oportunizando a divulgação do Estado por meio do artesanato.
As Feiras Nacionais são a vitrine da produção artesanal de MS. Além de consumidores diretos, esses eventos garantem boas oportunidades de negócios/encomendas, permitindo assim valorizar essa produção, mostrando como o artesanato é utilizado no desenvolvimento da economia como meio de geração de renda.
Em 2022, a Fundação de Cultura oportunizou a participação do artesanato sul-mato-grossense em seis feiras nacionais: 41ª FEIARTE – Curitiba / PR; 15º Salão de Artesanato – Raízes Brasileiras em Brasília/DF; 22ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato – FENEARTE em Olinda/PE; 4ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura- FENACCE 2022 em Fortaleza/CE; Exposição “Ocupação do Cerrado ao Pantanal” no Rio de Janeiro/RJ e 33ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte/MG.
Nesse contexto, o retorno financeiro em vendas dos produtos atingiu mais de R$ 1.000.00,00, (um milhão de reais), impactando positivamente na economia local e beneficiando mil artesãos diretos e 5 mil indiretos, com a geração de trabalho e fomento da renda, sendo que o investimento para a viabilização e promoção dessas políticas públicas giram em torno de 15% por parte do Governo do Estado.
A conquista é comemorada pela Fundação de Cultura e pelos artesãos e entidades participantes, e mostra que o incentivo à produção, aliado a grande diversidade artística, gera bons resultados.
O artesanato de MS retrata costumes, tradições e demais referências culturais do Estado. É produzido, em grande parte, com matérias primas locais e manifesta a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense. As peças trazem à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas, ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia e pelo movimento migratório de várias partes do país e do mundo para o Estado.
Os recursos naturais abundantes em nossa região são traduzidos em peças artesanais de madeira, fibras vegetais, cerâmica, sementes, raízes, entre outras.
Selecionados por edital, os artesãos e as entidades representativas que participaram das feiras nacionais este ano obtiveram da Fundação de Cultura o suporte de transporte e de exposição de suas obras, produzidas com as mais variadas técnicas e matérias primas. Primordial para que se destacassem no evento.
Por meio da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, a Fundação de Cultura mantém o objetivo de formular ações que fomentem a produção artesanal, como participação em feiras e eventos, elaboração de carteira nacional de artesanato, diagnósticos dos núcleos produtivos, capacitações, entre outros.
Mais informações sobre o trabalho da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais podem ser obtidas pelos telefones (67) 3316-9107 / 3316-9152 ou pelo e-mail artesanato.fcms@gmail.com.
Texto: Karina Lima
Foto: Artesanato FCMS