Publicado em 23 ago 2025 • por Daniel •
O projeto Catedral Erudita integra a programação do Festival de Inverno de Bonito 2025, e levou a música de concerto para a Capela Sagrada Família na noite desta sexta-feira (22). Com entrada gratuita, o projeto reúne formações de excelência, solistas premiados e repertórios que transitam do erudito ao popular brasileiro, sempre em diálogo com a riqueza sonora e a diversidade cultural do país.
Criado em 2023, o Catedral Erudita leva apresentações de música de concerto a igrejas e templos históricos de Mato Grosso do Sul, explorando a acústica e a atmosfera singular desses espaços. Desde sua estreia, o projeto já recebeu orquestras e solistas do Brasil e do exterior, ampliando o alcance cultural e fortalecendo o intercâmbio artístico.
Com programação variada, o projeto reúne orquestras, grupos vocais e instrumentais, aproximando o público da música orquestral, camerística e coral por meio de concertos gratuitos e acessíveis. Ao longo de suas edições, consolidou-se como um elo entre tradição, patrimônio cultural e inovação artística, conectando diferentes públicos à experiência da música de concerto.
No concerto desta sexta-feira houve a apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Campo Grande com os convidados Elouise Miranda (soprano lírico coloratura) e Francis David Vidal (violino); duo de Violoncelo e Piano com Marcelo Gerônimo da Silva e Maria Rita Oliveira. Estilo: Música de câmara e repertório lírico-orquestral, do clássico europeu a interpretações brasileiras.
O solista violinista Francis David Vidal apresentou as duas estações de Vivaldi, Primavera e o Verão, e também fez duas peças típicas da cultura da nossa região. É a sua primeira vez no projeto Catedral Erudita e também sua primeira vez tocando em Bonito. “Eu agradeço muito o convite do Mestre Eduardo Martinelli, esse projeto maravilhoso, assim, já adorei, quero voltar nos outros anos, nos próximos anos. E foi uma honra imensa, gostei do clima, essa coisa da música de concerto próxima das pessoas, que é um valor pessoal meu, aproximar a música de concerto, o conceito das pessoas e aqui casou muito bem com esse objetivo e eu estou muito satisfeito, muito feliz”.
Na plateia, o assessor contábil Waleis Lucas, de Bonito, considerou o concerto “uma explosão de sentimentos, tanto de complexidade de sinfonias, tanto agudas quanto graves, foi sensacional foi incrível. É a primeira vez que eu tinha vindo numa orquestra sinfônica ao vivo, então foi uma experiência gigantesca, eu só tenho assim a parabenizar a equipe, todos os músicos e até a moça que cantou aqui fez a ópera, foi muito lindo mesmo”.
A cantora Maria Cláudia, de Campo Grande, também veio prestigiar o concerto. “Foi maravilhoso, a ideia é maravilhosa, desde 2023 ter a Catedral Erudita, que vai aproximando o público da música erudita. E trazendo para os festivais também isso, eu já tinha visto em Corumbá no ano passado, e esse ano está maravilhoso, o concerto bárbaro, a cantora maravilhosa, tudo isso”.