O 24º Encontro do Proler começa nesta sexta-feira, dia 20 de outubro de 2023. Este ano, o evento será contemplado com uma exposição de poesia minimalista da poetisa Diana Pilatti.
“Gosto muito da poesia minimalista, e quando soube do tema relacionado às flores, busquei imagens que de alguma maneira dessem cor e destaque ao texto”, diz Diana.
Diana explica que poetrix são pequenos poemas de forma fixa (tercetos de até 30 sílabas poéticas e título) e tema livre. “Na exposição em questão, dialogando com a primavera, os poetrix trazem as flores como tema central”.
“Para expor os poemas, fiz uma arte com fotos de flores, após a edição, as imprimi em papel canson. uma arte digital, usando um aplicativo online, uma vez que as imagens vem para dialogar com o texto e dar riqueza à obra”.
A poetisa diz que alguns poemas são inéditos, outros estão no seu livro “Pequenas Sinestesias” (2023), publicado na Coleção de Livros de Bolso do Mulherio das Letras, pela Editora Popular Venas Abiertas, de Belo Horizonte\MG, cujo lançamento está previsto para novembro próximo.
“Já participei do ProLer como acadêmica, como professora, na época da pandemia participei com uma oficina, e agora, mais uma vez, volto ao ProLer com esta exposição. O ProLer faz parte da minha história e eu fico muito feliz em fazer parte da história do ProLer”.
Diana acredita que a inspiração está em todos os lugares, basta a estar atenta: “conversar com amigos, ler um bom livro, assistir um filme, ou só admirar a beleza da natureza ou das pequenas coisas do dia a dia. No caso desta exposição, as flores me inspiraram…”
A exposição está em um painel, que ficará em um local estratégico na biblioteca, durante o ProLer. O evento é aberto ao público e as inscrições para cursos e oficinas estão abertas e são gratuitas. Faça sua inscrição aqui: https://linktr.ee/fundacaodeculturams