Publicado em 22 ago 2025 • por Daniel •
A mistura de orgulho e ansiedade é visível nos rostinhos. Um sorriso tímido escapa assim que os pequenos encontram, na plateia, pais, avós, amigos. Um aceno discreto antes do espetáculo começar e a confiança se eleva. Então a magia acontece: na tarde desta sexta-feira (22), o Palco Sol se abriu com a apresentação do coral infantil do projeto Garoto Cidadão, da Fundação CSN, que trouxe ao Festival de Inverno de Bonito o espetáculo Um Sonho de Cordel.
A cena é marcada por canções que atravessam os sons e os ritmos do Nordeste brasileiro, evocando o sertão como espaço de subsistência e resistência. Logo na abertura, a imortal Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, ecoa como hino maior. Depois, sucessos como Anunciação, Xote da Alegria, Aí que Saudade Docê e Xote das Meninas se intercalam a versos de cordelistas, celebrando a força poética e literária do sertão nordestino.
No palco, 37 crianças compõem o coral, acompanhadas de outros sete alunos que se dividem entre instrumentos de corda, sopro e percussão. Todos fazem parte do Garoto Cidadão, projeto social que oferece aulas de música, dança e teatro no contraturno escolar.
“São estudantes a partir dos sete anos de idade, geralmente em situação mais vulnerável que encontram aqui um espaço de aprendizado e de expressão artística”, explica Flávio de Oliveira Teixeira, coordenador do projeto em Bonito e Porto Murtinho.
Para Flávio, mais do que uma apresentação, trata-se de uma vivência transformadora. “Eles ficam muito ansiosos, como qualquer adulto também ficaria diante de um grande palco. Mas é uma oportunidade única. O Festival de Inverno de Bonito é hoje um dos maiores do Brasil, e estar nele faz toda a diferença. Poder subir ao palco, mostrar sua arte e sentir o reconhecimento do público é algo que marca suas vidas. Quando vemos os olhos deles brilhando, percebemos que todo esforço valeu a pena”
O espetáculo, ao fim, cumpriu sua missão. Encantou o público, reafirmou a potência da arte como caminho de esperança e mostrou que, no Festival de Inverno de Bonito, os sonhos cantados em versos de cordel também encontram eco nos corações mais jovens.
Festival de Inverno de Bonito
Em sua 24ª edição, o Festival de Inverno de Bonito acontece até domingo (24 de agosto), reunindo música, artes cênicas e visuais, cinema, sustentabilidade, formação cultural e economia criativa. O evento promove uma imersão única entre arte e natureza, com entrada gratuita.
Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site: mscultural.ms.gov.br.
texto: Marcio Breda – Asscom/FIB
fotos: Marithê do Céu – Asscom/FIB