Visitantes e estudantes participam de palestra e exposição sobre Dengue, Chikungunya e Zika na Biblioteca Isaias Paim

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, março 9, 2016 as 11:13 | Voltar
exposição dengue - microscópio

Edemir Rodrigues

Campo Grande (MS) – A Biblioteca Estadual Dr. Isaias Paim recebeu na manhã desta quarta-feira (9) a exposição itinerante sobre Dengue, Chikungunya e Zika Vírus da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Os visitantes da biblioteca e alunos da escola Cecamp participaram de uma palestra ministrada pelo membro da Equipe de Educação em Saúde da CCEV/Sesau, Geremias Ferreira Mendes. Jeremias repassou informações básicas sobre as doenças. Os sintomas, a biologia do vetor, o mosquito Aedes Aegypti e como fazer o controle nas residências e espaços públicos para evitar a proliferação do mosquito.

Ao final da palestra as crianças fizeram perguntas para o palestrante. Matheus Barbosa, estudante do oitavo ano da escola Cecamp quis saber se deve-se fazer a limpeza de pneus armazenados em casa. Geremias explica que, como não se pode juntar água em recipientes, o que seria um possível criadouro do mosquito, os pneus devem ser limpados semanalmente.

As técnicas da CCEV/Sesau, Flaviana Fereira Rodrigues e Gisele Alcântara, orientaram as crianças para a visita às amostras feitas em biscuit dos ovos, larvas, pulpa e mosquito adulto, além de maquetes de duas casas, uma representando o exemplo a ser seguido, sem riscos, sem os criadouros do mosquito, e outra casa representando várias situações de risco. As crianças também puderam observar larvas vivas pelo microscópio.

exposição dengue - palestra

Edemir Rodrigues

Geremias afirma que a ideia dessa exposição itinerante é formar jovens e crianças, criar uma consciência nas pessoas para que não se tenha novas epidemias. “Temos ido em escolas, igrejas, canteiros de obras e prédios públicos para treinar um voluntário do próprio prédio, que fica responsável pela conscientização das pessoas do local.

A coordenadora da biblioteca, Eleusina Crisanto de Lima, explica que o interesse em trazer a exposição para a biblioteca é porque este é o assunto do momento, e a biblioteca tem um cunho social e informativo.

A exposição ficará aberta ao público durante todo o dia de hoje, até as 17 horas, na Biblioteca Dr. Isaias Paim.

Texto: Karina Lima - FCMS

Fotos: Edemir Rodrigues - FCMS

 

Publicado por: amessias@fcms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.