Jerry Espíndola lança “40 Tons” pela Lei Paulo Gustavo e celebra 43 anos de carreira

  • Publicado em 20 fev 2026 • por Karina Medeiros de Lima •

  • Na próxima quinta-feira, 26 de fevereiro, Jerry Espíndola apresenta ao público o novo projeto com show especial em Campo Grande.

    O lançamento oficial de “40 Tons” será celebrado no palco do teatro Prosa, no Sesc Horto.

    “Nunca vai mudar o prazer e a vontade de fazer música.” A frase de Jerry Espíndola resume o espírito de “40 Tons”, novo álbum que marca a celebração dos 43 anos de carreira de um dos artistas mais inquietos e produtivos da música de Mato Grosso do Sul. O lançamento do projeto será celebrado com show na próxima quinta-feira, 26 de fevereiro,às 20h, no Teatro Prosa, no Sesc Horto, que fica na Rua Anhanduí, n.º 200, centro de Campo Grande. A entrada é gratuita.

    O caçula dos irmãos Espíndola volta a surpreender com um trabalho que reafirma sua disposição permanente para a experimentação e o diálogo com o presente. “40 Tons” é o 12º álbum de sua trajetória entre discos solos e coletivos e reúne 12 canções, sendo 10 inéditas, compostas por dez parceiros diferentes, conectando nomes da nova geração a compositores consagrados, como Chico César.

    O formato do projeto é inédito na carreira de Jerry. Pela primeira vez, o compositor convidou quatro produtores musicais para assinar o álbum: Bruno Villa Maior, Alex Cavalheri, Júlio Queiroz e Ju Souc, cada um responsável pela produção de três faixas. O trabalho será disponibilizado nas plataformas digitais dia 27 de fevereiro de 2026 à meia noite, e terá lançamento de lyric vídeos e clipes para todas as canções, ampliando a experiência audiovisual do disco.

    Encontros sonoros – A força das parcerias é um dos pilares de “40 Tons”. Sobre esse processo criativo, Jerry reflete que “não é uma questão de preferência. Quando componho sozinho, acaba sendo algo mais pessoal, e quando tenho outros parceiros é uma situação única e coletiva. Gosto muito do ato de compor e a parceria musical faz parte disso. Sempre encontro novos artistas e isso traz naturalmente novos parceiros”.

    No álbum, Jerry divide a autoria com parceiros históricos como Alzira E, com quem mais compôs ao longo da carreira e assina quatro canções do disco, além de Arruda, Anelis Assumpção, Adriano Magoo e Rodrigo Teixeira. Também aparecem novas parcerias com Magno Abreu e Luana Fernandes, além de dois encontros marcantes na composição: um com Paulo Simões e Antônio Porto, e outro com Chico César, na faixa “Teu”, que carrega uma história especial.

    “O Chico César sempre foi da família, amigão e parceiro da Tetê. Um dia nos encontramos no estúdio do Zeca Baleiro e depois saímos para jantar. Eu tinha feito um poema e dei pra ele num guardanapo. Ele leu, guardou e, três meses depois, me mandou um e-mail dizendo que tinha feito a música. Foi um privilégio enorme”, recorda.

    Além das composições, “40 Tons” conta com participações especiais que ampliam ainda mais o alcance afetivo e musical do álbum. Geraldo Espíndola canta em “Caia no Samba”; Alzira E e Marina Peralta dividem os vocais em “Para Não Haver Prisão”; Luana Fernandes participa de “Blusa Amarela”; Ruschel aparece em “Me Queira”; Raphael Vital toca viola em “Blusa Amarela” e “Velho Hospício”, faixa que conta ainda com a participação de Tetê Espíndola. O músico e arranjador paraguaio Orlando Bonzi assina violões e vocais em “Teu”.

    Ao revisitar sua trajetória, Jerry localiza o ponto de partida, mas reforça que o olhar segue adiante. “O ponto zero foi em 1982, quando subi no palco pela primeira vez. De lá pra cá foram muitos discos, parcerias e aprendizados. Tenho uma sensação de dever cumprido, mas sei que ainda tenho muito a fazer. O importante é estar no presente, acompanhando a cena, criando e fazendo o que precisa ser feito agora”.

    No show, Jerry estará acompanhado da banda com Sandro Moreno na bateria, Rodrigo Teixeira no baixo, Gabriel Andrade na guitarra e Julio Queiroz nos teclados e guitarra e ainda terá como convidados, artistas que participaram do álbum, Raphael Vital, Ruschel e Ana Lua. O álbum “Jerry Espíndola 40 Tons” será lançado pelo selo Orum Sounds do sul-mato-grossense Vinil Moraes, que organiza também o lançamento do trabalho nas plataformas.

    O álbum “40 Tons” conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio do Ministério da Cultura (MinC), do Governo Federal, via edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc e Governo do Estado. Acompanhe este e outros trabalhos do artista no Instagram (@jerryespindola).
     
    Serviço:
     
    Jerry Espíndola celebra 43 anos de carreira com álbum “40 Tons”
    Data: 26 de fevereiro (quinta-feira)
    Horário: às 20h
    Local: Sesc Horto – Teatro Prosa
    Endereço: Rua Anhanduí – 200 – centro de Campo Grande
    Entrada franca
     
    Com informações da Assessoria
    Foto: Altair Santos

    Categorias :

    Lei Paulo Gustavo

    Veja Também