Fundação de Cultura leva belezas do Estado a Feira Internacional de Artesanato

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, junho 22, 2015 as 08:57 | Voltar

Campo Grande (MS) – A arte de 112 artesãos representará as belezas do Estado na Feira Internacional de Negócios do Artesanato (Feneart), a maior da América Latina no setor, que acontece de 2 a 12 de julho em Olinda, Pernambuco. A inclusão das peças sul-mato-grossenses no evento acontece com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

As peças selecionadas para as feiras nacionais seguem alguns critérios: regionalidade, agregado valor cultural, matéria-prima e técnica de produção. Trazem à tona temas referentes ao Pantanal, às populações indígenas, tradições e demais referências culturais do Estado.

Estande de MS na Feneart /  Acervo FCMS

Estande de MS na Feneart / Acervo FCMS

As peças são produzidas, em grande parte, com matérias primas locais e manifestam a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense. Os recursos naturais abundantes são traduzidos em peças de madeira e fibras vegetais que se transformam em abajures, bandejas, luminárias, fruteiras, cestos, além de trabalhos em cerâmica como utensílios domésticos e esculturas cujas imagens marcam fortemente a nossa identidade numa linguagem diferenciada e surpreendente.

Também são presentes elementos que fazem parte de um cenário mais regional como o pilão, gamelas, cabaça, bancos, carro de boi e trabalhos em couro, perpetuados pelas mãos hábeis de grandes artesãos do Estado e apreciados por pessoas de todas as partes do mundo que visitam esse tipo de evento.

Publicado por: mbreda@fcms