Publicado em 20 fev 2026 • por Karina Medeiros de Lima •
Na próxima quinta-feira, 26 de fevereiro, Jerry Espíndola apresenta ao público o novo projeto com show especial em Campo Grande.
O lançamento oficial de “40 Tons” será celebrado no palco do teatro Prosa, no Sesc Horto.
“Nunca vai mudar o prazer e a vontade de fazer música.” A frase de Jerry Espíndola resume o espírito de “40 Tons”, novo álbum que marca a celebração dos 43 anos de carreira de um dos artistas mais inquietos e produtivos da música de Mato Grosso do Sul. O lançamento do projeto será celebrado com show na próxima quinta-feira, 26 de fevereiro,às 20h, no Teatro Prosa, no Sesc Horto, que fica na Rua Anhanduí, n.º 200, centro de Campo Grande. A entrada é gratuita.
O caçula dos irmãos Espíndola volta a surpreender com um trabalho que reafirma sua disposição permanente para a experimentação e o diálogo com o presente. “40 Tons” é o 12º álbum de sua trajetória entre discos solos e coletivos e reúne 12 canções, sendo 10 inéditas, compostas por dez parceiros diferentes, conectando nomes da nova geração a compositores consagrados, como Chico César.
O formato do projeto é inédito na carreira de Jerry. Pela primeira vez, o compositor convidou quatro produtores musicais para assinar o álbum: Bruno Villa Maior, Alex Cavalheri, Júlio Queiroz e Ju Souc, cada um responsável pela produção de três faixas. O trabalho será disponibilizado nas plataformas digitais dia 27 de fevereiro de 2026 à meia noite, e terá lançamento de lyric vídeos e clipes para todas as canções, ampliando a experiência audiovisual do disco.
Encontros sonoros – A força das parcerias é um dos pilares de “40 Tons”. Sobre esse processo criativo, Jerry reflete que “não é uma questão de preferência. Quando componho sozinho, acaba sendo algo mais pessoal, e quando tenho outros parceiros é uma situação única e coletiva. Gosto muito do ato de compor e a parceria musical faz parte disso. Sempre encontro novos artistas e isso traz naturalmente novos parceiros”.
No álbum, Jerry divide a autoria com parceiros históricos como Alzira E, com quem mais compôs ao longo da carreira e assina quatro canções do disco, além de Arruda, Anelis Assumpção, Adriano Magoo e Rodrigo Teixeira. Também aparecem novas parcerias com Magno Abreu e Luana Fernandes, além de dois encontros marcantes na composição: um com Paulo Simões e Antônio Porto, e outro com Chico César, na faixa “Teu”, que carrega uma história especial.
“O Chico César sempre foi da família, amigão e parceiro da Tetê. Um dia nos encontramos no estúdio do Zeca Baleiro e depois saímos para jantar. Eu tinha feito um poema e dei pra ele num guardanapo. Ele leu, guardou e, três meses depois, me mandou um e-mail dizendo que tinha feito a música. Foi um privilégio enorme”, recorda.
Além das composições, “40 Tons” conta com participações especiais que ampliam ainda mais o alcance afetivo e musical do álbum. Geraldo Espíndola canta em “Caia no Samba”; Alzira E e Marina Peralta dividem os vocais em “Para Não Haver Prisão”; Luana Fernandes participa de “Blusa Amarela”; Ruschel aparece em “Me Queira”; Raphael Vital toca viola em “Blusa Amarela” e “Velho Hospício”, faixa que conta ainda com a participação de Tetê Espíndola. O músico e arranjador paraguaio Orlando Bonzi assina violões e vocais em “Teu”.
Ao revisitar sua trajetória, Jerry localiza o ponto de partida, mas reforça que o olhar segue adiante. “O ponto zero foi em 1982, quando subi no palco pela primeira vez. De lá pra cá foram muitos discos, parcerias e aprendizados. Tenho uma sensação de dever cumprido, mas sei que ainda tenho muito a fazer. O importante é estar no presente, acompanhando a cena, criando e fazendo o que precisa ser feito agora”.
No show, Jerry estará acompanhado da banda com Sandro Moreno na bateria, Rodrigo Teixeira no baixo, Gabriel Andrade na guitarra e Julio Queiroz nos teclados e guitarra e ainda terá como convidados, artistas que participaram do álbum, Raphael Vital, Ruschel e Ana Lua. O álbum “Jerry Espíndola 40 Tons” será lançado pelo selo Orum Sounds do sul-mato-grossense Vinil Moraes, que organiza também o lançamento do trabalho nas plataformas.