Saiba mais sobre a Casa do Artesão

HISTÓRICO

Situada em um prédio histórico e centenário que marca o crescimento da nossa Capital, a Casa do Artesão de Campo Grande é um espaço singular de comercialização do rico e diverso artesanato de Mato Grosso do Sul.

Como ponto turístico, recebe visitantes de todo o mundo que buscam a originalidade e a beleza de peças criadas com matérias-primas e inspiração sul-mato-grossense.

Como ponto de venda reúne o melhor da arte produzida por centenas de trabalhadores e entidades de artesãos, que encontram no local um local de venda importante, reconhecido e confiável.

Sua sede foi construída entre 1918 e 1923 sob as ordens de Francisco Cetraro e Pasquele Cândida, com projeto do engenheiro Camilo Boni. Foi a primeira sede do Banco do Brasil (cujo cofre é uma das atrações do local), comércio e autarquia pública.

A inauguração do espaço como Casa do Artesão ocorreu em 1º de setembro de 1975. Após restauração e revitalização, o local foi reinaugurado em 1990. A edificação é tombada como patrimônio histórico estadual.

 

ATRIBUIÇÕES

À Casa do Artesão de Campo Grande cujo acervo foi transferidos para a FCMS através da Resolução SECDES n. 2, de 11 de novembro de 1985, diretamente subordinada à Gerência de Desenvolvimento das Atividades Artesanais, compete:

I – gerenciar atividades públicas que auxiliem e fomentem o artesanato em Mato Grosso do Sul;

II – estimular a participação comunitária bem como a organização na área de artesanato, visando geração de renda alternativa para o artesão;

III – atuar como canal de escoamento da produção artesanal sul-mato-grossense através da comercialização;

IV – promover a absorção dos produtos artesanais pelo mercado consumidor, evitando a ação de intermediários na comercialização;

V – divulgar a produção artesanal sul-mato-grossense nos mercados consumidores locais, regionais, nacionais e internacionais, através da participação em feiras, mostras, exposições e demais eventos;

VI – incentivar o aprimoramento técnico artístico dos produtos artesanais, objetivando a elevação dos padrões qualitativos da produção artesanal; 

VII – manter atualizado o Cadastro dos Artesãos do Estado de Mato Grosso do Sul;

VIII – supervisionar os serviços de telefonia, portaria, limpeza, segurança e informações da Casa e de seus espaços auxiliares;

IX – providenciar, junto aos setores competentes, as ações necessárias para o bom funcionamento e conservação dos equipamentos sob sua responsabilidade;

X – executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

 

CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO

Artesãos sul-mato-grossenses podem solicitar seu registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) do Governo Federal para obter ou renovar a carteira do artesão, podendo agora realizar todo o processo de pré-cadastro online.

A plataforma online permite que os artesãos possam realizar as etapas que antes eram feitas apenas de forma presencial na Gerência de Artesanato, na sede da Fundação de Cultura de MS, agora pelo novo procedimento é necessário apenas que os profissionais informem seus documentos pessoais e a técnica artesanal correspondente. Uma vez feita a solicitação, o usuário receberá um e-mail com as instruções para as fases seguintes.

Inicie seu cadastro, clicando aqui.

 

Telefone: (67) 3383-2633
E-mail: casadoartesao.fcms@gmail.com
Endereço: Av. Calógeras, 2050 – Centro
Campo Grande – MS – CEP: 79002-005

Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 8 às 17 horas. 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.