Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul – APE

2

O Arquivo Público Estadual garante a preservação da memória histórica de Mato Grosso do Sul. Por meio da gestão de documentos produzidos e acumulados pela administração, fundações e autarquias do poder executivo estadual, também assegura o cuidado e a preservação de fontes para a pesquisa histórica e o assessoramento aos órgãos do executivo estadual e aos municípios do Estado.

Sob sua guarda estão documentos de valor permanente e ou histórico produzidos pela administração pública e também registros pertencentes a empresas com atividades encerradas de grande importância histórica. Entre eles o acervo da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, que recentemente ganhou o certificado da UNESCO de “Memória do Mundo” e da Companhia Matte Larangeira, composto por documentos textuais, fotos e recortes de jornais.

A biblioteca do Arquivo Público é especializada em arquivologia e história regional. Conta ainda com um acervo digitalizado de jornais dos séculos XIX e XX.

Sua origem remonta a Diretoria-Geral do Arquivo Público, criada pelo Decreto nº 4.053 de 2 de abril de 1987. É em 1989, com a promulgação da Constituição Estadual, em seu artigo 45, que foi instituído o atual Arquivo Público Estadual. Desde 2007 o gerenciamento do Arquivo Público Estadual fica sob a responsabilidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Telefone: (67) 3316-9167 
E-mail: arquivo@fcms.ms.gov.br
Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – 2º andar | Centro

Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 7h30min às 17h30min.

Saiba mais sobre o Arquivo Público clicando aqui

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.