HISTÓRICO
O Arquivo Público Estadual garante a preservação da memória histórica de Mato Grosso do Sul. Por meio da gestão de documentos produzidos e acumulados pela administração, fundações e autarquias do poder executivo estadual, também assegura o cuidado e a preservação de fontes para a pesquisa histórica e o assessoramento aos órgãos do executivo estadual e aos municípios do Estado.
Sob sua guarda estão documentos de valor permanente e ou histórico produzidos pela administração pública e também registros pertencentes a empresas com atividades encerradas de grande importância histórica. Entre eles o acervo da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, que recentemente ganhou o certificado da UNESCO de “Memória do Mundo” e da Companhia Matte Larangeira, composto por documentos textuais, fotos e recortes de jornais.
A biblioteca do Arquivo Público é especializada em arquivologia e história regional. Conta ainda com um acervo digitalizado de jornais dos séculos XIX e XX.
Sua origem remonta a Diretoria-Geral do Arquivo Público, criada pelo Decreto nº 4.053 de 2 de abril de 1987. É em 1989, com a promulgação da Constituição Estadual, em seu artigo 45, que foi instituído o atual Arquivo Público Estadual. Desde 2007 o gerenciamento do Arquivo Público Estadual fica sob a responsabilidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
ATRIBUIÇÕES
Ao Arquivo Público de Mato Grosso do Sul – APE, cujo acervo foi transferido para a FCMS através do Decreto n. 12.397, de 23 de agosto de 2007, diretamente subordinado à Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, compete:
I – assegurar a proteção e a preservação dos documentos produzidos pela administração pública estadual;
II – administrar, coletar e efetuar o processamento técnico para a preservação e divulgação dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Estadual;
III – realizar o tratamento dos documentos públicos, após o cumprimento das razões pelas quais foram gerados;
IV – providenciar, junto aos setores competentes, as ações necessárias para o bom funcionamento e a conservação dos equipamentos sob sua responsabilidade;
V – exercer outras atribuições correlatas que lhe forem conferidas.
Telefone: (67) 3316-9167
E-mail: arquivo@fcms.ms.gov.br
Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – 2º andar | Centro
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Fechado para o público no período de pandemia do Covid-19, somente expediente interno.