Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul – APE

O Decreto nº 4.053 de 02/04/87, criou a Diretoria-Geral do Arquivo Público. A partir de 1989 com a promulgação da Constituição Estadual, através do art. 45º foi criado o Arquivo Público Estadual.

2

Em 2001 o Decreto nº 10.190, dispõe sobre a estrutura básica da SEGES, a qual o Arquivo Público fica subordinado, dentro da Coordenação de Controle de Serviços e Patrimônio da Superintendência de Compras e Suprimento. Em 2007 através do Decreto nº 12397, o gerenciamento do Arquivo Público Estadual fica sob a responsabilidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – FCMS.

A atribuição do Arquivo Público Estadual é garantir a preservação da memória histórica do Estado de Mato Grosso do Sul, através da gestão dos documentos produzidos e acumulados pela administração direta, fundações e autarquias do poder executivo estadual. Neste sentido presta assessoria aos órgãos do executivo estadual e aos municípios de MS. Através de seus projetos, o Arquivo Público garante a produção de fontes para a pesquisa histórica.

O arquivo público tem sob sua guarda documentos de valor permanente e ou histórico, acumulados pelos órgãos do Governo referentes à administração pública e documentos pertencentes a empresas com atividades encerradas de grande importância histórica. Entre eles o acervo da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, que recentemente ganhou o certificado da UNESCO de “Memória do Mundo”. E o acervo da Companhia Matte Larangeira, composto por documentos textuais, fotos e recortes de jornais.

A biblioteca do Arquivo Público é especializada em arquivologia e história regional. Conta ainda com um acervo digitalizado de jornais dos séculos XIX e XX.

Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul

Telefone: (67) 3316-9167 / 3316-9139
Email: arquivo@fcms.ms.gov.br

Site: www.arquivopublico.ms.gov.br
Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Térreo | Centro

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30