Campo Grande (MS) – No dia em que celebramos o cinema brasileiro o MIS rememora dez filmes de longa-metragem que foram produzidos no Estado por cineasta brasileiros estrangeiros e que trazem no enredo histórias e paisagens do Estado.
“O cinema é uma importante ferramenta de descoberta e redescoberta pelos seus processos de realização e pela forma como ele chega ao público, e para esse dia 19 queremos destaque filmes importantes realizados no Estado que se destacaram e que mostram como o estado e pulsante e histórias, personagens e paisagem e que atividade precisa aqui, a cada dia, ser fortalecidas nos seus processos de produção, formação e difusão”, diz a coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro.
Confira a lista dos filmes:
- Alma do Brasil (1931) Direção: Líbero Luxardo
Sinopse: Durante uma visita ao túmulo do coronel Carlos de Morais Camisão, é reconstituída a dramática “Retirada da Laguna”, ocorrida durante a Guerra do Paraguai. Após uma fracassada tentativa de invadir territórios paraguaios, soldados brasileiros enfrentaram a cólera e a fome enquanto sofriam com a perseguição de tropas paraguaias em meio a uma região pantanosa. O drama também conta com cenas documentais.
- Terra Vermelha (2008)
Direção: Marco Brechis
Sinopse: Um grupo de índios vive em uma fazenda trabalhando como escravos e ganham alguns trocados para posarem como atração turística. Eles decidem reivindicar suas terras e de seus ancestrais, começando um grande conflito com os fazendeiros.
- Madalena (2018)
Direção: Madiano Marcheti
Sinopse: O corpo de Madalena, uma mulher trans, é encontrado em uma plantação de soja, e três jovens têm suas vidas conectadas pelo espírito dela, lutando para superar a violência em um país que assassina sua população LGBTQIA+.
- Cabeça a prêmio (2010)
Direção: Marco Ricca
Sinopse: A família Menezes é uma família poderosa de criadores de animais do Centro-Oeste e sempre estiveram à frente de todas as transações ilegais na região. Nos últimos tempos, eles têm observado como o sistema que os protegeu durante tantos anos se desintegra lentamente. Mirão Menezes vive à mercê da indústria do narcotráfico, das autoridades cada vez mais abusivas e da permanente e violenta luta pelo poder com seu irmão Abílio.
- Brava gente brasileira (2001)
Direção: Lúcia Murat
Sinopse: Um grupo de soldados acompanha o cartógrafo Diogo, um recém-chegado, que foi enviado pela Coroa Portuguesa para fazer um levantamento topográfico da região. No caminho do forte, eles descobrem um grupo de mulheres índias tomando banho em um rio.
- Kaiguange Pontaria do Diabo (1974)
Direção: Carlos Hugo Christensen
Sinopse: O filme retrata o drama social vivido por agricultores expulsos das terras que ocupavam. Na fronteira entre Brasil e Paraguai, um bando de jagunços aterroriza posseiros com a conivência do delegado, até o aparecimento de Caingangue, mestiço misterioso que aprendeu a lutar para sobreviver.
- Não devore meu coração (2017)
Direção: Felipe Bragança
Sinopse: Joca, um menino brasileiro de 13 anos, e Basano La Tatuada, uma menina indígena paraguaia, vivem na fronteira entre os dois países. Joca está apaixonado por Basano, e busca fazer de tudo para conquistá-la, até enfrentar as memórias violentas da Guerra do Paraguai e os segredos de seu irmão mais velho, que é envolvido com uma perigosa gangue de motociclistas da região.
- Os matadores (1997)
Direção: Beto Brant
Sinopse: Dois matadores profissionais aguardam a chegada de seu alvo em um bar na divisa entre o Brasil e o Paraguai. Toninho conversa com o veterano Alfredão sobre a vida e as façanhas realizadas por Múcio, o matador mais temido e competente da região.
- Carmo (2008)
Direção: Murilo Pasta
Sinopse: Desesperada para sair de sua cidade, uma mulher aceita ajudar um contrabandista cadeirante a transportar uma carga ilegal.
- Em nome da Lei (2016)
Direção: Sérgio Rezende
Sinopse: O juiz federal Vitor é jovem e recém-chegado à cidade de Fronteira. Com muita disposição para trabalhar e vontade de solucionar problemas e trazer tranquilidade à cidadezinha, ele quer desmontar um esquema de contrabando e tráfico de drogas que vem ganhando força na região. Para prender o perigoso Gomez, Vitor conta com a ajuda de Alice, a procuradora por quem se apaixona. Ele também pede ajuda à equipe do policial federal Elton.
Foto em destaque: Imagens do filme “Não Devore Meu Coração!