Marco – Acervo

 O acervo do MARCO originou-se da Pinacoteca Estadual, prêmios aquisitivos dos salões de arte (realizados a partir de 1979), além de doações espontâneas e de artistas plásticos. Em 1984 o acervo contava com 230 obras abrigadas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, espaço institucional para a realização de salões, mostras individuais e coletivas.

As doações, principal forma de aquisição de obras do MARCO, dão a tônica do crescimento de seu acervo. São feitas basicamente por artistas, famílias e colecionadores tais como Pietro Maria Bardi, Renato Magalhães Gouvêa e Lélia Rita de Figueiredo.

Cabe destacar a doação de 110 obras de Lídia Baís, feita por sua família, considerada uma das pioneiras das artes plásticas no Estado, o que permitirá aos pesquisadores e interessados, após a conclusão do processo de restauro já iniciado, o estudo de seu verdadeiro vulto histórico. Em 2003, outras duas significativas doações foram incorporadas a coleção do museu: um conjunto de 138 obras da gravurista Vânia Pereira e 104 obras do artista plástico Genésio Fernandes.

Este vasto e significativo acervo compõe-se atualmente de cerca de 1600 obras nas mais diversas linguagens, sendo contemplado em 2004 com um espaço exclusivo para a sua exposição parcial. Isso oportuniza o acesso do público às obras de valor artístico e histórico, consolidando o papel do MARCO na democratização de seus bens culturais.

Reserva Técnica

Histórico das Artes Visuais no Estado

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.