Saiba mais sobre o MARCO

HISTÓRICO

O Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, foi criado através do Decreto nº 6266, em 17 de Dezembro de 1991. A primeira sede localizou-se na Avenida Calógeras, nº 2499, esquina com a Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, em edifício adaptado para a finalidade museológica, permanecendo neste endereço até 1999, quando foi instalado provisoriamente, na Rua Barão do Rio Branco, nº1980.

A sede definitiva, imponente na arquitetura, projetada pelo arquiteto Emmanuel de Oliveira, começou a ser construída em 1993 e foi concluída em julho de 2002, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura. Desde então, as artes sul-mato-grossenses tomaram um novo impulso, dada a possibilidade de um diálogo maior com as artes de outras regiões e a oportunidade de divulgação da produção artística local, respeitando e valorizando a diversidade de linguagens e temas aqui abordados, contribuindo significativamente para a consolidação da arte e da cultura desse estado.

Seu acervo tem origem na Pinacoteca Estadual, com os prêmios aquisitivos dos salões de arte realizados a partir de 1979 e, mais tarde, através de doações espontâneas de artistas, colecionadores e instituições culturais. Atualmente compõe-se de aproximadamente 1600 obras em diversas modalidades artísticas, incluindo um conjunto significativo de obras que registram o percurso das artes plásticas em Mato Grosso do Sul, do princípio aos dias atuais.

Localizado no Parque das Nações Indígenas, extensa área verde da cidade reservada para atividades de lazer, o museu possui uma área construída de 4000 m², e dispõe de 5 salas de exposição, sendo uma com mostra permanente de obras de seu acervo e 4 salas para as mostras temporárias que compõem sua programação anual.

 

ATRIBUIÇÕES

Ao Museu de Arte Contemporânea – MARCO, criado pelo Decreto n.6.266, de 17 de dezembro de 1991, diretamente subordinado à Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, compete:

I – constituir-se referencial histórico da arte sul-mato-grossense, possibilitando ao cidadão de Mato Grosso do Sul, em especial, o contato com as criações de seus artistas;

II – possibilitar a realização de pesquisas e estudos na área das artes plásticas;

III – estimular o aprimoramento cultural do cidadão e principalmente dos estudantes sul-mato-grossenses;

IV – organizar seminários, oficinas, workshops e exposições, bem como promover intercâmbio com as entidades culturais afins, inclusive mediante a filiação a outros organismos corporativos congêneres;

V – promover e desenvolver a política cultural estadual de museus, planejando e supervisionando a aquisição, a conservação e a exibição do acervo e de programas de incentivo à área de museologia;

VI – organizar e manter a sua pinacoteca;

VII – providenciar, junto aos setores competentes, as ações necessárias para o bom funcionamento e a conservação dos equipamentos sob sua responsabilidade;

VIII – exercer outras atribuições correlatas que lhe forem conferidas.

 

ACERVO

AUDITÓRIO

BIBLIOTECA

EXPOSIÇÕES

VISITAS MEDIADAS

RESERVA TÉCNICA

SALAS DE EXPOSIÇÕES

PROGRAMA EDUCATIVO

ARTES VISUAIS EM MS

DÚVIDAS E PERGUNTAS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

 

Telefone: (67) 3326-7449
E-mail: marco@fcms.ms.gov.br
Endereço: Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas
Campo Grande – MS – CEP: 79021-170

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.